Conteúdo da Notícia

Novo coordenador destaca que Esmec  “é um espaço para humanização de juízes”

Novo coordenador destaca que Esmec “é um espaço para humanização de juízes”

Ouvir: Novo coordenador destaca que Esmec “é um espaço para humanização de juízes”

O juiz Emílio de Medeiros Viana assumiu, na tarde desta terça-feira (01/03), o cargo de coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). ?É um momento de realização pessoal. Sempre tive o anseio de contribuir com a Escola, em virtude de minha atividade acadêmica?, externou. Para ele, assumir o cargo ?representa uma renovação na minha vocação de magistrado, podendo contribuir para formação e reciclagem dos colegas?.
Sobre a importância da instituição, Emílio destacou que a Escola é ?um espaço para a humanização dos juízes, onde eles podem se renovar e arejar a mente da angustiante demanda que abarrota o Judiciário?. Segundo ele, o desafio maior será adequar a estrutura e o funcionamento da Esmec à Resolução nº 126 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em fevereiro deste ano. A referida norma mudou o perfil das Escolas de todo o País, ao criar o Plano Nacional de Capacitação Judicial destinado, não só aos juízes, mas também aos servidores do Poder Judiciário.
O magistrado será o responsável pela coordenação das 16 áreas específicas da entidade, entre elas Pesquisa, Publicações Científicas e Biblioteca, Juizados Especiais, Formação Inicial de Juízes Substitutos, Infância e Juventude, Informática e Aperfeiçoamento Funcional de Servidores. O objetivo das coordenações é desenvolver e executar ações integradas que aprimorem e facilitem o funcionamento da Justiça, além de promover a formação continuada de juízes.
Emílio de Medeiros Viana é o titular da 2ª Vara da Comarca de Cascavel e foi escolhido pelo Pleno do Tribunal de Justiça (TJCE) para a coordenadoria da Esmec na última quinta-feira (24/02).