Conteúdo da Notícia

Ministério Público dá parecer contrário à revogação de prisão

Ouvir: Ministério Público dá parecer contrário à revogação de prisão

14.05.2009 Fortaleza Pág.: 05
O Ministério Público deu parecer contrário ao pedido de revogação da prisão preventiva do casal Paulo Guerra Oliveira e Ana Cristina Ribeiro Lopes. Os dois foram presos na última terça-feira, após passarem um ano e quatro meses foragidos da Justiça. Paulo e Ana Cristina são acusados de aplicar um golpe estimado em quase R$ 1 milhão contra estudantes de 13 cursos de várias universidades de Fortaleza, em janeiro de 2008. As vítimas eram concludentes e pagaram pela festa da formatura, que não foi realizada.
O pedido foi encaminhado no início da tarde de ontem para a secretaria da 8ª Vara Criminal pelo advogado do casal, Wilson Machado. Por passarem mais de um ano foragidos, o promotor André Carbage negou o parecer, que ainda hoje será encaminhado para o juiz Paulo Camelo timbó, da 8ª Vara Criminal, a quem cabe decidir sobre a liberdade dos dois.
No documento, entre as várias razões apresentadas para a soltura do casal, o advogado alegou que seus clientes não se apresentaram anteriormente porque não sabiam que estavam sendo processados e ainda pelo fato de Ana Cristina precisar de tratamento médico. O Ministério Público rebateu o documento afirmando que o caso foi amplamente divulgado pela imprensa cearense durante o período que o casal estava foragido.
Enquanto a defesa comparecia ao fórum Clóvis Beviláqua para solicitar a revogação da prisão, novas denúncias contra Paulo Guerra e Ana Cristina chegavam à Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). Um comerciante realizou um boletim de ocorrência (BO) se dizendo vítima de estelionato. Ele disse ter recebido um cheque sem fundos no valor de R$ 2 mil. Outras pessoas, segundo o inspetor Carlos Santos, teriam ido à DDF à procura de informações.
Exame médico
Na manhã de ontem, Ana Cristina deixou a Delegacia de Capturas e foi levada para exames no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Segundo a defesa, Ana Cristina é portadora de Lupus. Até a noite passada, ela permanecia internada no hospital. A defesa alega a doença de Ana Cristina para convencer o juiz Paulo Camelo Timbó para em converter a prisão preventiva em prisão domiciliar. (Flávio Pinto)
DICIONÁRIO
> Lupus é uma doença crônica de causa desconhecida em que acontecem alterações no sistema imunológico, atingindo predominantemente mulheres. A pessoa desenvolve anticorpos que reagem contra as células normais, podendo afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna.