Conteúdo da Notícia

Mesmo com impasse em obras, Cid prevê metrô em 2010

Ouvir: Mesmo com impasse em obras, Cid prevê metrô em 2010

07.07.2009 Fortaleza Pág.: 08
Tiago Braga da Redação
Mesmo com as obras paralisadas, o governador Cid Gomes mantém a previsão de que o metrô de Fortaleza comece a operar em dezembro de 2010. Ontem, ele assinou a ordem de serviço para o fornecimento de 20 trens unidade elétrica (TUEs) a serem usados na Linha Sul do metrô. “Estamos fazendo uma operação de segurança, que é a aquisição desses trens elétricos e a licitação de mais um trecho (da Linha Sul) para assegurar que a gente não fique sem obras. Sei que o cronograma está cada vez mais apertado, mas a minha meta continua sendo 2010”, afirma o governador, lembrando que o resultado da licitação deve sair em 15 dias.
Essa nova licitação é para o trecho que vai da estação da Lagoinha até a estação João Filipe, no Centro, onde ficará o ponto final da Linha Sul. Os serviços nos demais trechos estavam sendo executados pelo consórcio formado pelas empresas Camargo Correia e Queiroz Galvão. O consórcio suspendeu as obras, na última quarta-feira, alegando não ter condições de prosseguir com a construção por receber apenas 28,77% do valor contratado. O restante (71,23%) foi retido por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que está analisando se houve ou não irregularidades em obras do metrô executadas no ano de 2006. O dinheiro ficará retido até que o TCU conclua o parecer sobre o caso, o que deve ocorrer nos próximos dias.
O Governo do Estado também aguarda a decisão judicial acerca do pedido de liminar que solicita a retomada imediata das obras do metrô. O pedido foi protocolado no Fórum Clóvis Beviláqua, na última sexta-feira. Um dos argumentos do Governo é que o consórcio não poderia ter tomado a decisão de suspender as obras de forma unilateral. “Espero que esse problema com o consórcio se resolva o mais breve possível”, diz o governador.
Durante a assinatura da ordem de serviço, também foi anunciada uma licitação para a construção de um metrô em Sobral, no valor de R$ 54 milhões. O pregão será realizado no próximo dia 24. Segundo o diretor presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, o metrô terá extensão de 11 quilômetros.
Em Fortaleza, a ordem de serviço foi assinada com a empresa italiana AnsaldoBreda SPA, a única a participar da concorrência pública. Cada trem é formado por três carros de passageiros. Eles serão movidos a tração elétrica, com capacidade de transporte de 880 passageiros cada, climatizados com ar-condicionado.
E-Mais
> Esta é a terceira vez que as obras do metrô de Fortaleza param. Nas duas primeiras vezes (2002 e 2005), foi o próprio Governo do Estado quem suspendeu a construção por falta de verba.
> A Linha Sul do metrô de Fortaleza terá 24 quilômetros de extensão. A linha sairá da estação João Felipe (Centro) até a estação Vila das Flores (Pacatuba). O
metrô está com 54% das obras concluídas. O número de passageiros transportados diariamente chegará a 675 mil.