Conteúdo da Notícia

Magistrado cearense é nomeado para o Comitê Gestor do Projudi

Ouvir: Magistrado cearense é nomeado para o Comitê Gestor do Projudi

O juiz de Direito José Ricardo Vidal do Patrocínio, titular do 12º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, foi nomeado para integrar o Comitê Gestor do Projudi (Processo Judicial Digital, sistema que permite a tramitação eletrônica dos processos).
O comitê foi criado por meio da Portaria 570, assinada no último dia 24 de junho pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, também presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Dezenove juízes de vários estados brasileiros integram o novo órgão.
De acordo com a portaria, está entre as funções do Comitê Gestor do Projudi, acompanhar o funcionamento do sistema pelos tribunais do País, incentivar a celebração de convênios para utilização de tecnologia WebService ou ferramenta semelhante e responder a dúvidas e sugestões dos órgãos do Judiciário.
Segundo José Ricardo Vidal do Patrocínio, a participação dos magistrados na evolução do Projudi é essencial, pois ?o sistema não se resume à informática; precisa do juiz para movimentar os processos?. Para ele, a virtualização da Justiça é ?irreversível?, pois significa mais rapidez, agilidade nas decisões de urgência e a eliminação do trabalho com o papel.
O titular do 12º JECC garantiu que os magistrados cearenses podem contar com o trabalho e o esforço dele para levar reivindicações, reclamações e sugestões de melhorias para o Projudi. Ele disse encarar a nomeação para o comitê ?como mais uma missão para melhorar a Justiça?.
A primeira reunião do Comitê do Projudi será no próximo dia 27 de julho. Na ocasião, será discutida a mudança em algumas funcionalidades do sistema, para aperfeiçoar as tabelas processuais do CNJ (possibilidades de movimentação eletrônica dos processos) e tentar adequá-las à realidade de cada estado.