Conteúdo da Notícia

Justiça estadual gasta com salário 90% dos recursos, no país

Ouvir: Justiça estadual gasta com salário 90% dos recursos, no país

21.09.09
O Judiciário estadual consome, em média, 90% de seus recursos com o contracheque dos servidores – magistrados e pessoal administrativo, nos diversos estados brasileiros. Há tribunais que aplicam 99% da verba em despesa de pessoal, de acordo com mapeamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É o caso do Tribunal de Justiça do Piauí, que, no ano passado, desembolsou com o pagamento de salários R$ 157,78 milhões, 99% da despesa total da corte.
No ano passado, os 27 tribunais de Justiça estaduais gastaram juntos R$ 16,73 bilhões com o holerite da toga.
A forma como o Judiciário aplica o dinheiro público consta do Justiça em Números, sistema que retrata o desempenho e o custo dos tribunais. O arquivo é abastecido com dados que as próprias cortes repassam. A função do CNJ é fiscalizar a magistratura.
Os dados apresentados são de responsabilidade exclusiva dos tribunais. O relatório é publicado anualmente e enviado ao Congresso. É no capítulo “insumos, dotações e graus de utilização” que estão armazenados dados sobre despesas, pessoal, recolhimentos/receitas, informática e área física.
N.R.- A matéria distribuída pela agência Estado e republicada aqui no O Povo de hoje (21/09) não menciona a situação do Ceará.