Conteúdo da Notícia

Justiça determina pagamento de salários atrasados a médicos de Aracati

Ouvir: Justiça determina pagamento de salários atrasados a médicos de Aracati

09.12.2010
Houve ainda uma ordem para que seja organizado um cronograma de pagamento para os próximos 12 meses, devendo os salários serem pagos até o quinto dia útil de cada mês
O prefeito do município de Aracati, Expedito Ferreira da Costa, tem 72 horas para pagar os três meses de salários atrasados dos médicos plantonistas do Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED). A ordem passou a valer a partir da tarde de ontem (9), após determinação da juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão.
Leia mais
MP pede interdição de Hospital Público de Aracati
Houve ainda uma ordem para que seja organizado um cronograma de pagamento para os próximos 12 meses, devendo os salários serem pagos até o quinto dia útil de cada mês. A juíza exigiu ainda que seja remetida mensalmente à Comarca a escala de plantões dos médicos do Hospital Dr. Eduardo Dias referente às especialidades de anestesia, ortopedia, cirurgia e clínica geral.
Os salários dos plantonistas estão atrasados desde agosto deste ano. A falta de pagamento prejudica cerca de 25 médicos. Os profissionais trabalham na unidade pública da 7ª Regional de Saúde do Ceará, o HMED, que atende a demandas de Aracati, Beberibe, Fortim, Itaiçaba e Icapuí ? uma população estimada em 160 mil habitantes.
A decisão judicial foi anunciada uma semana depois que o Ministério Público (MP) encaminhou à Justiça uma Ação Civil Pública, denunciando o estado “alarmante da saúde pública em Aracati, a insuficiência de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), precárias condições de trabalho para os profissionais da saúde e péssimas condições de estrutura no HMED”.
Os promotores Alexandre Alcântara, Cledson Ramos e Emilda Afonso também pediram à Justiça a “interdição” do hospital Dr. Eduardo Dias.
Redação Jangadeiro Online, com informações do Jornal O Povo