Conteúdo da Notícia

Juiz explica o funcionamento da Justiça estadual para alunos da rede pública

Juiz explica o funcionamento da Justiça estadual para alunos da rede pública

Ouvir: Juiz explica o funcionamento da Justiça estadual para alunos da rede pública

O juiz Cristiano Rabelo Leitão, titular da 37ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, proferiu, nesta terça-feira (24/09), palestra para alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Aldaci Barbosa, localizada no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. A ação faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, que tem o objetivo de aproximar o Judiciário cearense da população.

Na ocasião, o magistrado falou sobre a estrutura da Justiça estadual e esclareceu sobre as atribuições de juízes, desembargadores e ministros. Também explicou como os cidadãos podem acionar o Poder Judiciário. Ao final, respondeu perguntas sobre temas como divórcio, pensão alimentícia, o papel do magistrado, entre outras.

O juiz ressaltou que visitar as escolas e conversar com crianças e adolescentes contribui para divulgar o trabalho desenvolvido pelos operadores do Direito. “Essa atividade é interessante, porque ajuda a divulgar a importância do Tribunal de Justiça e a desmistificar o Judiciário, que é um serviço e, como tal, precisa estar à disposição das pessoas”, afirmou.

Para a diretora da instituição, Mônica Maria Sampaio Coelho, a visita foi importante porque “ajuda os estudantes a conhecerem os seus direitos e deveres como cidadãos”.

A coordenadora educacional Neóbia Mendonça Carvalho lembrou que a escola já havia recebido outro magistrado no ano passado. “Os alunos precisam saber que em algum momento podem precisar desse serviço, por isso já pensamos em quando será a próxima palestra”.

A aluna Viviany dos Santos, do 7º ano, disse que a palestra foi esclarecedora. “Aprendi muitas coisas que não sabia, por isso achei bastante interessante”.

As escolas públicas ou privadas, interessadas em agendar visitas, devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial do TJCE, por meio do telefone (85) 3207.7052.