Conteúdo da Notícia

Juiz Auxiliar do Tribunal de Justiça do Paraná elogia projeto de Virtualização do TJCE

Juiz Auxiliar do Tribunal de Justiça do Paraná elogia projeto de Virtualização do TJCE

Ouvir: Juiz Auxiliar do Tribunal de Justiça do Paraná elogia projeto de Virtualização do TJCE

O professor Rosselini Carneiro, juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), discutiu a gestão das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), nesta sexta-feira (07/05).
Rosselini Carneiro, que atua como gestor das ações e metas prioritárias do CNJ no Judiciário do Paraná, discorreu sobre ações eficientes para cumprir as metas, que são comuns ao TJPR e ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
?A situação dos dois Tribunais são bem parecidas, as dificuldades são as mesmas e as estratégias adotadas se assemelham. Estamos vivendo um momento inédito, não estamos apenas julgando, mas também administrando. Com isso, os resultados são positivos?, afirmou Rosselini.
O juiz destacou as boas práticas adotadas pelo TJCE e pelo TJPR para o cumprimento da Meta 2, como mutirão de conciliação, engajamento dos magistrados e conscientização da população para o ato de conciliar.
Com relação as 10 Metas do CNJ para este ano, o professor considerou que oito delas são cumpríveis. O cumprimento das outras duas, depende das ações de cada tribunal. O sucesso da Meta 2, por exemplo, vai depender, segundo ele, das correções e aperfeiçoamento do que não funcionou no ano passado.
Ele elogiou a iniciativa do presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, em virtualizar toda a Justiça cearense. ?No Paraná, esse processo será implementado por etapas?.
O professor considera que os tribunais de todo o Brasil estão se comunicando para fortalecer as estratégias de cumprimento das metas. ?Um tribunal pode estar mais avançado que outro em um aspecto e atrás em determinado serviço ou ação, mas tudo caminha para acelerar e melhorar a prestação jurisdicional?.
Compareceram à palestra o coordenador da Esmec, juiz Durval Aires Filho, titular da 3ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária; o juiz Francisco Carneiro Lima, titular da 4ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária; a titular da Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus, Maria das Graças Quental; a titular da 10ª Vara de Família, Valeska Rolim; a juíza Cândice Vasconcelos, titular da Comarca de Cariús; o juiz Alexandre Santos, titular da Comarca de Monsenhor Tabosa; e o juiz Auxiliar da Capital, Solon Mota, além de convidados e alunos da Esmec.