Conteúdo da Notícia

Judiciário estadual envia 1.503 armas ao Exército Brasileiro para destruição

Ouvir: Judiciário estadual envia 1.503 armas ao Exército Brasileiro para destruição

Um total de 1.503 armas oriundas de procedimentos criminais foi enviado pela Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para destruição, nesta quarta-feira (14/07). A entrega do lote, autorizado para ser incinerado por magistrados, foi realizada no 10º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro.

São parte do acervo armas de fogo dos tipos: fuzis, rifles, espingardas, garruchas, pistolas e revólveres. Segundo o tenente-coronel Álvaro Júnior, chefe da Assistência Militar, “o material acima mencionado foi recolhido perante os Fóruns Judiciários pertencentes às comarcas do Interior do Estado e da Capital”.

A iniciativa atende à determinação da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e está em conformidade com o que estabelece a Resolução n.° 134/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida também está prevista no Decreto n.° 9847/2019, que regulamenta a lei n.° 10.826/2003, que dispõe sobre a destruição ou doação de armas de fogo apreendidas aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.

A iniciativa contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser implantados em todos os países, especificamente o de número de 16, que trata sobre: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Para saber mais clique aqui.