Conteúdo da Notícia

Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário discute vacinação de policiais penais e pessoas privadas de liberdade

Ouvir: Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário discute vacinação de policiais penais e pessoas privadas de liberdade

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) se reuniu, nessa quinta-feira (13/05), com representantes das Secretarias de Saúde e de Administração Penitenciária para discutir a vacinação de policiais penais e demais trabalhadores de unidades prisionais do Estado que ainda não foram imunizadas contra a Covid-19. Também foi debatida a inclusão de gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e outros internos que integram o grupo de risco para o novo coronavírus.

“Nosso intuito é assegurar que tanto os policiais penais quanto os internos que tenham alguma comorbidade possam ser vacinados. Na reunião de hoje, ficou definido que a Secretaria de Administração Penitenciária encaminhará para Secretaria de Saúde o levantamento das pessoas que se enquadram nesses grupos para que, conforme forem chegando as novas remessas de vacinas, haja a imunização”, destacou o desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira, supervisor do GMF.

A videoconferência foi um encaminhamento das discussões realizadas pelo Comitê Estadual de enfrentamento à Covid-19 nos sistemas prisional e socioeducativo. Participaram a juíza Luciana Teixeira, coordenadora do GMF; o deputado estadual Renato Roseno, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado; e o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. O encontro virtual ainda contou com a participação da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde, Magda Moura de Almeida; do coordenador de Saúde Prisional da Sesa, João Neto; além da coordenadora estadual do Programa “Fazendo Justiça”, do CNJ/PNUD, Nadja Bortolotti.