Conteúdo da Notícia

Grupo de Auxílio da Comarca de Fortaleza profere 1. 937 sentenças em dois meses

Grupo de Auxílio da Comarca de Fortaleza profere 1. 937 sentenças em dois meses

Ouvir: Grupo de Auxílio da Comarca de Fortaleza profere 1. 937 sentenças em dois meses

O Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza proferiu, em agosto e setembro deste ano, 1.937 sentenças e 622 despachos. As ações são provenientes das Varas Cíveis, Criminais, da Fazenda Pública, de Execuções Fiscais e de Família, além dos Juizados Especiais e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

A coordenadora do Grupo, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, ressaltou o empenho dos envolvidos para o alcance dos resultados. “Os magistrados e servidores integrantes do Grupo de Auxílio permanecem comprometidos com uma prestação jurisdicional mais ágil e efetiva”.

Além de sentenças e despachos, a equipe realizou 41.608 movimentações processuais, relacionadas a autuações de novos feitos, certificações de prazos, atualizações nos sistemas de informática, expedição de mandados, cartas precatórias e de intimação, alvarás, cartas de guia e ofícios, entre outras.

MUTIRÕES

De 20 a 24 de agosto, o Grupo promoveu o II Mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). A iniciativa contabilizou 751 acordos, somando R$ 4.247.304,26 em pagamentos.

A equipe também esteve à frente do Mutirão do Júri, ocorrido entre 6 de agosto e 28 de setembro. O objetivo foi dar cumprimento às Metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que consistem em alcançar a pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008 e julgar os processos relativos a homicídio doloso distribuídos até o final de 2007, respectivamente.

O trabalho foi executado por juízes das Varas do Júri de Fortaleza, com a participação de oito magistrados integrantes do Grupo. Foram contabilizados70 julgamentos, 273 audiências e 2.092 decisões e despachos.

Entre 10 e 14 de setembro, o Grupo participou também do Mutirão Financeiro, realizado pela Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua, que resultou em 88,28% de acordos, movimentando R$ 1,2 milhão. De 17 a 20 de setembro, a colaboração foi para o Mutirão da 11ª Vara de Família, que promoveu 75 conciliações e 55 extinções de processos.

A equipe esteve presente ainda na Ação Concentrada “Justiça no Cárcere”, ocorrida no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), entre 4 e 6 de setembro, quando foram promovidos 118 atendimentos e concedidos 101 benefícios a apenados.

O GRUPO

Instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em fevereiro de 2010, o Grupo de Auxílio tem contribuído para dar maior celeridade ao trâmite processual. Por meio de ações estratégicas, busca reduzir o acervo das unidades judiciárias da Capital e oferecer resposta mais rápida aos jurisdicionados.