Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua sedia encontro sobre mediação, justiça restaurativa e cultura de paz

Fórum Clóvis Beviláqua sedia encontro sobre mediação, justiça restaurativa e cultura de paz

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua sedia encontro sobre mediação, justiça restaurativa e cultura de paz

O Núcleo de Justiça Restaurativa da Justiça do Ceará sediou, na tarde desta sexta-feira (28/09), o Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. No encontro, teve palestra alusiva ao “Setembro Amarelo” (prevenção ao suicídio), feita pelo promotor de Justiça Hugo Mendonça.
O coordenador do Núcleo, localizado no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), e titular da 4ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, juiz Francisco Jaime Medeiros Neto, considera importante debater a questão. “É um assunto que nos desperta para uma realidade ainda pouco perceptível, pois ainda são poucas as políticas públicas destinadas a este tema em particular. E é exatamente para isso que estamos aqui hoje, para que possamos esclarecer e debater sobre esta realidade bastante preocupante.”
O promotor de Justiça explicou, durante a palestra, o projeto “Vidas Preservadas”, do Ministério Público do Ceará, que possui parcerias com outras instituições públicas e privadas. O primeiro objetivo é fazer com que a sociedade cearense fale mais sobre suicídio, com abordagem correta, por meio de capacitações para as mais diversas áreas (segurança, meios de comunicação, psicólogos e agentes penitenciários). A segunda finalidade é tornar as políticas públicas (estaduais e municipais) mais efetivas.
“Precisamos que cada pessoa se sinta agente de proteção ao suicídio, por ser um fato multicausal, não escolhe idade, sexo ou classe social. Prevenção real só vai existir se a sociedade tomar consciência de que cada pode ser um agente de prevenção”.
O FÓRUM DE MEDIAÇÃO
O Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz realiza reuniões mensais e atua como parceiro do “Pacto por um Ceará Pacífico”. A iniciativa conta com instituições como Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Vice-Governadoria do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública.
Fonte: FCB