Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua participa no Hemoce  do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Fórum Clóvis Beviláqua participa no Hemoce do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua participa no Hemoce do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Fórum Clóvis Beviláqua participou, nesta terça-feira (25/11), do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, realizado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza. Apresentações artísticas e homenagens fizeram parte da programação.

De acordo com Suellen Pinheiro, coordenadora do Grupo de Apoio à Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Fórum promove campanhas de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. “Em outubro de 2013, disponibilizamos uma sala para o Hemoce, que permaneceu no local durante 33 dias. No mês de janeiro deste ano, a unidade móvel ficou no Fórum por quatro dias. Agora em outubro fizemos nova mobilização. É importante para incentivar a doação, principalmente na região onde o Fórum fica localizado”.

Como parte das comemorações, teve apresentação do Coral de Servidores do Hemoce, show de humor e homenagens para instituições públicas e privadas, municípios, escolas e doadores. A diretora do Centro de Hematologia, Luciana Carlos, disse que o Estado já ultrapassou a marca das 100 mil doações por ano. “É um gesto de amor. A pessoa não doa apenas sangue, mas também tempo, disponibilidade e dedicação”.

A assistente social de captação de doadores do Hemoce, Alexandra Moraes, explica que os tipos sanguíneos O positivo e negativo apresentam maior demanda. “Por isso, é essencial a doação não somente desses, mas de todos os fatores. Além disso, no período de final de ano e festas escolares cai o número de doações. Elas precisam ser feitas durante todo o ano”.

O autônomo Ananias Ribeiro, 41 anos de idade, é doador voluntário desde os 20. “Você ajuda uma pessoa que nem conhece. Isso é o que mais me fascina nesse gesto de solidariedade”.

Ele trouxe o filho Gabriel Pinho Ribeiro, de 17 anos. O estudante doou sangue pela primeira vez. “Sigo o exemplo do meu pai, que me incentivou. É uma forma de ajudar quem está precisando”.

Para ser doador basta estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar termode consentimento, que está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

As festividades desta terça-feira fazem parte da VIII Semana Nacional do Doador Voluntário. A programação começou no domingo (23/11) e segue até sábado (29/11).
O Hemoce, que funciona há 31 anos, atende a quase 300 hospitais do Ceará. Possui posto de coleta no Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade móvel e está presente em Quixadá, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.