Conteúdo da Notícia

Falta só o apito final

Ouvir: Falta só o apito final

16.09.2010 Gol
Resultado oficial apontou o consórcio Arena Multiuso Castelão como vencedor da licitação do estádio para a Copa do Mundo de 2014. Ainda falta o prazo de recursos antes da homologação do resultado, etapa final antes do início das obras
Emmanuel Macêdo –
A Procuradoria Geral do Estado divulgou oficialmente ontem o resultado da licitação de reforma, modernização e administração do estádio Castelão para a Copa do Mundo de 2014. Mas o que poderia ser motivo para comemoração, afinal, o processo se arrasta há sete meses, ainda não representa o passo final. A homologação do resultado, última etapa antes do início das obras, ainda não tem prazo para ocorrer.
E não é pessimismo. Após a abertura das propostas com as notas técnicas e de valor, o Consórcio Marquise/EIT/CVS havia ficado com a maior nota. Porém, a Comissão Central de Concorrências reconheceu o recurso apresentado pelo consórcio Arena Multiuso Castelão (Galvão Engenharia, Serveng Civilsan e BWA) com relação a notas técnicas. Isso garantiu ao segundo consórcio o primeiro lugar na licitação.
Antes da homologação, como prevê o edital de licitação, de hoje até o dia 22 deste mês – cinco dias úteis -, as empresas podem apresentar recurso. Após o julgamento do recurso, mais cinco dias úteis são dados para as contra-razões.
Apesar disso, o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, mostrou-se confiante para o início das obras em breve. ?Já estamos até com a licença ambiental para as obras. Só estamos no aguardo da homologação para dar início às obras?, disse o secretário, confirmando que o estádio receberá jogos até o fim do ano, enquanto o Presidente Vargas segue em reforma.
A licitação do Castelão se arrasta desde fevereiro e já enfrentou ações na Justiça e questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de deputados, que chegaram a levantar a possibilidade de abertura de CPI.
O Governo do Estado já garantiu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 351,5 milhões para a reforma do Castelão. O custo é de R$ 452,2 milhões. A empresa vencedora, além da obra, ficará responsável pela administração por oito anos.
NOTA FINAL DOS CONSÓRCIOS
Consórcio Arena Multiuso Castelão (Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA) – 97,00
Consórcio Marquise/EIT/CVS (Construtora Marquise S/A, EIT Empresa Industrial Técnica S/A e CVS Construtora S/A) – 93,28
Consórcio Novo Castelão (Carioca Christiani Nielsen Engenharia S/A, Somague Engenharia S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A e Fujita Engenharia LTDA) – 68,78
Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção – 58,52
FONTE: Procuradoria Geral do Estado (PGE)