Conteúdo da Notícia

Fábrica Escola comemora um ano de atividades com exposição de artesanato produzido por egressos

Fábrica Escola comemora um ano de atividades com exposição de artesanato produzido por egressos

Ouvir: Fábrica Escola comemora um ano de atividades com exposição de artesanato produzido por egressos

O projeto Fábrica Escola comemora, nesta quinta-feira (03/04), o primeiro ano de atividades, dedicadas à ressocialização de apenados e egressos do sistema carcerário. Para celebrar a data e mostrar os resultados alcançados, foi montada uma exposição itinerante, reunindo peças artesanais produzidas pelos reeducandos e familiares.

A mostra poderá ser vista, inicialmente, no Shopping Parangaba (rua Germano Franck, nº 300), de 3 a 13 de abril. Objetos decorativos, produzidos com materiais e técnicas diversas, poderão ser apreciados e adquiridos no local. Em seguida, de 22 a 25 de abril, a exposição segue para o Fórum Clóvis Beviláqua, onde ficará disponível apenas para visitação, sem venda de produtos.

As peças mostram o aprendizado obtido pelos participantes durante as oficinas ministradas no Fábrica Escola. Desde o início do projeto, 75 reeducandos já foram beneficiados. Atualmente, 33 estão participando diariamente das atividades.

O diretor executivo do projeto, Vicente Pereira, disse que foi possível constatar mudança de comportamento, de atitude e de comprometimento dos participantes logo nos primeiros três meses. “Agora, completando um ano, temos a certeza de que essa iniciativa é uma realidade irreversível, que vai se perpetuar e expandir”.

A Fábrica Escola tem sede na avenida Dom Manuel, nº 738, no Centro de Fortaleza, e oferece, além das oficinas artesanais, atendimento psicossocial, tratamento contra dependência química, assistência médica e orientação jurídica.

A iniciativa é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) e outras instituições públicas e privadas.

COMEMORAÇÃO

Para Vicente Pereira, o êxito se deve, principalmente, à união de esforços. No dia 30 de abril, na sede do projeto, será oferecido um coquetel para todos os colaboradores e parceiros. “Sem a colaboração de cada um, o projeto seria impossível. Hoje nós já somos procurados por empresários que querem colaborar, porque perceberam a importância do projeto. Isso é o que mais nos conforta e encoraja a continuar”.