Conteúdo da Notícia

Estudantes de Direito conhecem funcionamento do Fórum e elogiam trabalho realizado pelo Cejusc

Estudantes de Direito conhecem funcionamento do Fórum e elogiam trabalho realizado pelo Cejusc

Ouvir: Estudantes de Direito conhecem funcionamento do Fórum e elogiam trabalho realizado pelo Cejusc

O projeto “O Fórum mais próximo da sociedade” promoveu palestra para alunos do primeiro semestre do curso de Direito da Faculdade Estácio FIC nessa quinta-feira (13/10). O encontro, que teve como tema “O Poder Judiciário na construção da paz social: a conciliação e a mediação judicial”, ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua.
De acordo com o palestrante, o supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), Hélder Assunção, o objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância do diálogo entre os litigantes. “Nós buscamos mostrar que é possível tratar de forma adequada os conflitos que chegam ao Judiciário, possibilitando às partes a conciliação e a mediação como forma de restabelecimento do diálogo. Mostramos também que, como futuros operadores do Direito, o acesso à Justiça vai além do peticionamento e da solução do conflito pela sentença”, destacou.
A coordenadora da Oficina Pais e Filhos do Cejusc, a psicóloga Gleiciane Van Dam, explicou como é o funcionamento do projeto em Fortaleza e reforçou a importância da análise dos conflitos por outra perspectiva. “Na Oficina nós vemos as possibilidades de ajuda que se estabelecem para uma família. É um tratamento adequado, que vai para além de uma audiência, pois tem um propósito educativo e preventivo. A gente vai abordar todos os aspectos da mudança da estrutura familiar após a ruptura de uma relação”, esclareceu
A aluna Nataise Almeida Chaves considerou o evento importante, principalmente por ser novidade para ela. “Eu achei interessante a visita porque nunca tinha entrado em um Fórum, nem assistido palestra sobre o funcionamento de um Centro Judiciário. Quanto à Oficina, achei importante, pois foi mostrado como ela funciona e que as atividades são realmente eficazes.”
Já o estudante Otávio Costa disse que desconhecia a estrutura oferecida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e pelo Cejusc. Ele elogiou, inclusive, a Oficina Pais e Filhos. “O que me impressionou foi a Oficina, esse trabalho social que o Fórum está prestando, alcançando as famílias desfeitas e resgatando a dignidade dos cônjuges e a preocupação com a criança, que é o cidadão do futuro, envolvida nesses conflitos.”
O projeto “O Fórum mais próximo da sociedade”, criado em abril de 2007, é uma iniciativa da Seção de Capacitação (Secap) do Fórum. Consiste em visitas guidas em que os participantes assistem a palestras e sessões de julgamento. O público-alvo é formado por estudantes de Direito de Fortaleza e alunos de escolas do ensino médio, públicas e particulares, da Capital. Para programar visitas, as instituições de ensino devem entrar em contato com a Secap pelo telefone 3492.8060.