Conteúdo da Notícia

Estudantes conhecem serviços de proteção a crianças e adolescentes durante visitas ao Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Estudantes conhecem serviços de proteção a crianças e adolescentes durante visitas ao Fórum Clóvis Beviláqua

Com o objetivo de promover maior aproximação com a sociedade, o Poder Judiciário cearense realiza, por meio da Seção de Capacitação da Comarca de Fortaleza, visitas guiadas ao Fórum Clóvis Beviláqua. A atividade, voltada a estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, é uma oportunidade para que os alunos aprendam mais sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelas diversas unidades do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Em duas visitas realizadas em novembro, nos últimos dias 23 e 27, por meio de iniciativa da organização da sociedade civil Terre des Hommes, mais de 40 jovens receberam informações sobre como prevenir e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel do Judiciário nessa questão. As visitas integram as atividades do projeto “Elos de Proteção”, que atua no enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil. 

Estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Thomásia, localizada no bairro Parangaba, e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Helenita Mota, do bairro Cais do Porto, puderam acompanhar palestras sobre a estrutura do Fórum e sobre os núcleos de Depoimento Especial (Nudepe) e de Justiça Restaurativa (Nujur). Além disso, visitaram as dependências dos principais espaços do prédio e informaram-se sobre o fluxo de atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. 

A assessora técnica da Terre des Hommes, Evelyne Lima, acompanhou as visitas e ressaltou a relevância dessa aproximação. “Foi muito importante para nós poder realizar essa atividade junto ao Fórum Clóvis Beviláqua, pois a Justiça, como um todo, é muitas vezes vista como distante da sociedade ou que não dá conta das demandas sociais. Conhecer o Fórum e suas iniciativas de proteção de crianças e adolescentes, através do Nujur e do Depoimento Especial, foi fundamental para alcançarmos os objetivos do Projeto Elos de Proteção, que é fortalecer a sociedade no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Os jovens que participaram gostaram muito da experiência”. 

Ela acrescentou que, para os estudantes, foi também uma oportunidade de refletir sobre o papel da Justiça na sociedade e em suas vidas. “Alguns já haviam ido ao Fórum para lidar com processos e questões que para eles não são agradáveis, então poder entrar para conhecer de forma mais aprofundada, fazer perguntas, andar pelo Fórum, foi uma oportunidade de ver a Justiça de forma mais ampla. Outros estudantes têm interesse em estudar Direito e puderam tirar dúvidas. Havia ainda quem nunca tinha ouvido falar dos serviços que a instituição oferta e pode ampliar seus conhecimentos. Esperamos agora que eles possam retornar às suas escolas e comunidades e repliquem os conhecimentos adquiridos nas visitas”, afirmou, destacando a boa acolhida durante a visita. 

Os interessados em agendar visitas guiadas ao Fórum Clóvis Beviláqua devem entrar em contato com a Seção de Capacitação. Os telefones de contato são (85) 3492-8182 e 3492-8077. O e-mail para mais informações é tjce.secap@tjce.jus.br.