Conteúdo da Notícia

Equipe da Prefeitura de Fortaleza visita Centro Judiciário para conhecer Oficina Pais e Filhos

Equipe da Prefeitura de Fortaleza visita Centro Judiciário para conhecer Oficina Pais e Filhos

Ouvir: Equipe da Prefeitura de Fortaleza visita Centro Judiciário para conhecer Oficina Pais e Filhos

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Fórum Clóvis Beviláqua, recebeu profissionais da Prefeitura de Fortaleza nessa quarta-feira (11/05). Os visitantes assistiram à Oficina Pais e Filhos para que possam aplicar as técnicas nos trabalhos de mediação em escolas e de prevenção por uma cultura de paz.
Participaram representantes da Célula de Mediação Escolar, da Coordenadoria de Mediação de Conflitos e da Inspetoria de Segurança Escolar da Guarda Municipal, todas vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec).
Para a coordenadora do Centro, juíza Natália Almino Gondim, a visita foi importante para que eles conhecessem a metodologia e operacionalização da Oficina, “de forma que essas informações possam servir de base para o desenvolvimento, em parceria, de um projeto educativo, voltado para a responsabilidade parental, a ser ministrado nas escolas”.
“Ficamos impressionados. É um trabalho de sensibilização, que percebemos ser feito com muito amor. É interessante porque envolve o núcleo familiar, com orientação e apoio para todos que estão passando por relações conflituosas”, observou a coordenadora de Mediação de Conflitos da Sesec, Tatiane Castro. “Nós queremos transmitir esse conhecimento, que adquirimos na Oficina, para as escolas, envolvendo pais, alunos e comunidade”, ressaltou.
Com duas vezes por mês, a Oficina é para casais e filhos envolvidos em ações de divórcio, guarda, agressões, entre outros conflitos familiares. Nela, psicólogos e mediadores voluntários promovem reflexões e utilizam cartilhas educacionais. Os participantes são divididos em quatro grupos: dois adultos e dois infantis, sendo um para crianças entre 6 a 11 anos e outro para adolescentes de 12 a 17 anos.
O trabalho é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que está sendo implantado em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realização é do Cejusc, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).