Conteúdo da Notícia

Encontro na Escola Superior da Magistratura debate ações para cumprimento das metas da Enasp

Encontro na Escola Superior da Magistratura debate ações para cumprimento das metas da Enasp

Ouvir: Encontro na Escola Superior da Magistratura debate ações para cumprimento das metas da Enasp

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) sediou, nesta sexta-feira (23/09), encontro da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). O objetivo foi debater as ações que estão sendo postas em prática para agilizar o andamento dos processos envolvendo crimes de homicídio.
O diretor da Esmec, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, abriu o evento, que contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, e da procuradora geral de Justiça do Estado, Socorro França, entre outras autoridades.
O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, gestor das Metas 3 e 4 da Enasp, no âmbito do Judiciário cearense, destacou algumas iniciativas que estão sendo implementadas. Entre elas, a criação de um sistema de informática específico para o controle do número de ações sobre homicídios dolosos. Outra medida é a promoção de reuniões com juízes do Tribunal do Júri visando alternativas para agilizar os processos penais.
Participaram ainda do evento o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabrício Dornas Carata; o representante da Defensoria Pública estadual, Vicente Alfeu Teixeira Mendes; o representante da Secretaria de Justiça do Ceará, Augusto Sérgio Câmara, e a promotora de Justiça Ana Rita Serqueira Nascimento, além de juízes, promotores e procuradores de Justiça, defensores públicos, entre outros.
AS METAS DA ENASP
1. Eliminar a subnotificação nos crimes de homicídio.
2. Concluir todos os inquéritos e procedimentos que investigam homicídios dolosos instaurados até 31 de dezembro de 2007.
3. Alcançar a pronúncia em todas as ações penais por crimes de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008.
4. Julgar as ações penais relativas a homicídio doloso distribuídas até 31 de dezembro de 2007.