Conteúdo da Notícia

Diretor da Escola Nacional da Magistratura profere palestra na Esmec

Diretor da Escola Nacional da Magistratura profere palestra na Esmec

Ouvir: Diretor da Escola Nacional da Magistratura profere palestra na Esmec

O diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães, proferiu palestra sobre “Juspédia, a Enciclopédia Jurídica Virtual e Formação do Magistrado Brasileiro”, nessa quarta-feira (23/04), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O encontro foi conduzido pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, diretor da Esmec.

Na ocasião, o palestrante elogiou o desembargador Haroldo Máximo por estar sempre discutindo a integração e os avanços das Escolas da Magistratura. “Como dirigente da Esmec, o desembargador vem tendo uma participação ativa nesses fóruns de discussões, e como juiz tem sido uma referência nacional na área de penas alternativas”, destacou.

Marecelo Piragibe falou das origens das escolas de formação de magistrados, pelo mundo e no Brasil, destacando o modelo brasileiro de recrutamento de juízes como um dos mais importantes, por se dar após rigoroso processo de seleção.

Ele citou como os maiores problemas na formação continuada dos magistrados o excesso de trabalho, desmotivação e deslocamento. Disse que a tendência é que no futuro a magistratura seja composta por juízes mais humanistas que cumpridores de leis.

Ao fazer menção sobre a Juspédia (www.enm.org.br/juspedia), explicou que a ferramenta nasceu da necessidade de atualização mais rápida do “Dicionário Piragibe”, que tem mais de 17 mil verbetes jurídicos e está na 10ª edição. “A Juspédia é uma enciclopédia livre que será alimentada somente por juízes cadastrados”. Ao final, o presidente da ENM citou três maneiras das escolas judiciais melhorarem a Justiça no Brasil: “Aumentando as plataformas a distância, harmonizando e fazendo interlocução entre os poderes e criando mestrados profissionalizantes”.

CONVÊNIO

Durante o encontro, a ENM e a Esmec firmaram convênio de cooperação com o objetivo é fortalecer a parceria institucional, principalmente no que diz respeito à oferta de cursos presenciais e a distância.

O evento contou com a presença dos juízes Antonio Alves de Araújo, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM); Ricardo Barreto, vice-presidente de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e do procurador do Estado, professor e escritor, Dimas Macedo.

* Com informações do site da Esmec.