Conteúdo da Notícia

Desembargadores já analisam processos do Mutirão Carcerário que retornaram da PGJ

Ouvir: Desembargadores já analisam processos do Mutirão Carcerário que retornaram da PGJ

Os defensores públicos que trabalham no Mutirão Carcerário da instância de 2º grau no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) receberam, até esta sexta-feira (18/09), 391 processos para apreciação. Deste total, 58 já receberam pareceres e foram enviados à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Após a análise no Ministério Público, dos 58 processos enviados, 18 já retornaram ao TJCE e se encontram com os desembargadores Francisco Gurgel Holanda, Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, Luiz Gerardo de Pontes Brígido, Maria Estela Aragão Brilhante e Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira.
Agora, em observação pelos desembargadores, os processos do Mutirão Carcerário do 2º grau chegam à última etapa para que os réus presos possam usufruir dos benefícios que serão oriundos deste trabalho. O Mutirão Carcerário se justifica porque ele funciona como uma autoavaliação do Sistema Judiciário. Os problemas detectados são rapidamente analisados e a celeridade das ações visa trazer o mais brevemente possível os direitos para os réus, como a liberdade, a progressão de regime e todo o programa de reinserção social dos apenados libertos.
Segundo o juiz federal Marcelo Lobão, coordenador do Mutirão Carcerário no Ceará juntamente com a Corregedoria Geral da Justiça do Ceará, o trabalho realizado no Estado não visa apenas a identificação de erros processuais ou judiciais. ?O mais importante são as discussões sobre os mecanismos de ressocialização dos presos, como os cursos profissionalizantes que eles estão fazendo e a disponibilização de benefícios para as famílias dos réus,? afirmou.