Conteúdo da Notícia

Desembargador Haroldo Albuquerque assume cargo de ministro do STJ

Ouvir: Desembargador Haroldo Albuquerque assume cargo de ministro do STJ

03.07.2009
O desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, presidente da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce), assume temporariamente, a partir de 1º de agosto, o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele irá ocupar, ainda por tempo indeterminado, a vaga deixada pelo ministro Paulo Gallotti, em decorrência de aposentadoria.
O anúncio foi feito ontem, 5ª.feira (02/07) durante sessão do Pleno do TJ/Ce. Na ocasião, o desembargador Ernani Barreira, presidente da Corte de Justiça, ressaltou o trabalho e as qualidades de Haroldo Albuquerque. ?Essa indicação é um motivo de regozijo para todo o Tribunal de Justiça. O desembargador Haroldo é o nosso decano, já foi presidente desta Corte e é, indiscutivelmente, um dos colegas mais preparados para assumir a função de ministro do STJ?, destacou.
Perfil
Natural de Sobral, o desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque é filho de Gerardo Rodrigues de Albuquerque e de Iolanda de Paula Pessoa Rodrigues de Albuquerque.
Em 1964, tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1964 a 1967, atuou como Técnico em Elaboração de Projetos Econômicos da extinta Companhia de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Codec), em Fortaleza. De 1967 a 1970, advogou na mesma companhia e, de 1970 a 1979, exerceu o cargo de juiz de Direito das Comarcas de Reriutaba, Sobral, Quixeramobim e Maranguape, tendo sido sempre promovido pelo critério merecimento.
Ainda nesse período, trabalhou como juiz eleitoral em várias zonas do interior do Estado, entre elas as de Cariré, São Gonçalo do Amarante, Reriutaba, Coreaú, Canindé, Pentecoste, Aquiraz, Pacatuba, Itapipoca, Quixeramobim e Maranguape.
No ano de 1979, exerceu o cargo de juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza, promovido de Maranguape, pelo critério de merecimento. De 1979 a 1988, atuou como juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza.
Ingressou no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça no ano de 1988, tendo sido também diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará. Em 1995, assumiu a presidência do TRE e, em 1º de fevereiro de 2001, tornou-se presidente do Tribunal de Justiça. Atualmente, Haroldo Rodrigues é presidente da 1ª Câmara Criminal do TJ/Ce.