Conteúdo da Notícia

Desembargador Gladyson Pontes assume  a Central de Conciliação do Poder Judiciário

Desembargador Gladyson Pontes assume a Central de Conciliação do Poder Judiciário

Ouvir: Desembargador Gladyson Pontes assume a Central de Conciliação do Poder Judiciário

O desembargador Francisco Gladyson Pontes assumiu, nesta sexta-feira (27/02), a Presidência da Central de Conciliação do Poder Judiciário estadual. Ele também atuará como supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Durante a cerimônia, a presidente do TJCE, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, destacou as qualidades do magistrado. “É um homem dedicado, tranquilo e sensível”. A desembargadora também disse que a conciliação receberá atenção especial. “Esse foi um dos temas abordados no meu discurso de posse e será um dos pontos principais da minha gestão”.

Gladyson Pontes agradeceu à desembargadora Iracema pela indicação e disse esperar corresponder à confiança depositada. Ele enalteceu o trabalho desenvolvido pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que o antecedeu na função. “Ela realizou um trabalho reconhecido em nível estadual e nacional”.

O magistrado adiantou que manterá a política de treinamento de servidores e tentará estabelecer contato com empresas que tenham muitos litígios, como instituições financeiras e seguradoras, entre outras, visando obter resolução rápida dos conflitos. Também afirmou que existem aproximadamente 92 milhões ações no país, segundo dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e que, somente com a utilização de métodos alternativos, a prestação jurisdicional será realizada “como a sociedade tanto espera”.

A desembargadora Nailde Pinheiro considerou que qualificação de servidores foi positiva no período em que esteve à frente do Núcleo. “Em quase todo o Interior do Estado temos servidores capacitados sobre as técnicas de mediação e conciliação”. Ela ainda agradeceu a magistrados, servidores, voluntários e as partes envolvidas nas conciliações que, “sem a cooperação de todos, não teríamos conseguido alcançar esse êxito”.

Estiveram presentes também à solenidade os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque, Vera Lúcia Correia Lima e Paulo Francisco Banhos Ponte (diretor da Escola Superior da Magistratura – Esmec); os juízes Carlos Henrique Garcia de Oliveira (coordenador do Nupemec); Natália Almino Gondim (coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua); e Francisco Eduardo Fontenele Batista (juiz auxiliar da Presidência do TJCE), além de servidores do Judiciário.

JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA
Na ocasião, a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale anunciou que a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, estará em Fortaleza no próximo dia 6. Ela participará de homenagem do Tribunal de Justiça ao Dia Internacional da Mulher, festejado em 8 de março.

A ministra também prestigiará a abertura da “Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa”, mobilização liderada pelo STF que vai priorizar a tramitação de ações em que a mulher seja vítima de violência doméstica e familiar. Os trabalhos serão realizados entre os dias 9 e 13 de março.

A presidente do TJCE disse que a força-tarefa contará com ônibus, cedido pelo Governo do Estado, para fazer atendimento em bairros de Fortaleza e Região Metropolitana. O veículo disponibilizará informativos com orientações e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. Durante os trabalhos, os Municípios de Caucaia, Sobral e Juazeiro do Norte receberão atenção especial por parte do Tribunal de Justiça.