Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Lincoln destaca os méritos de Vera Lúcia Correira Lima

Desembargador Francisco Lincoln destaca os méritos de Vera Lúcia Correira Lima

Ouvir: Desembargador Francisco Lincoln destaca os méritos de Vera Lúcia Correira Lima

O desembargador Francisco Lincoln de Araújo Silva, representando os demais componentes do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), fez o discurso de saudação à nova desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, que tomou posse hoje (25/06), em solenidade no auditório do Tribunal Pleno. Ele ressaltou, inicialmente, o caminho profissional percorrido pela procuradora de Justiça até chegar a este Egrégio Tribunal, citando os bancos do curso pré-vestibular, Faculdade de Direito e Ministério Público.
Lincoln frisou os méritos da nova desembargadora, ?reconhecidos por seus colegas, representados pelos eminentes membros do Conselho Superior do Ministério Público? disse. E ressaltou o merecimento da magistrada: ?Aqui, confundem-se o merecimento e a experiência, como atributos pessoais de sua capacidade, de seu talento, de seu caráter e de seu compromisso com a verdade e com a ordem jurídica?, destacou.
Ainda mencionando os méritos da desembargadora, Francisco Lincoln ressaltou que diante deles as dificuldades serão minimizadas. ?Ostentando tantas virtudes, tão imprescindíveis à missão quase divina de julgar, certamente, não sentirá as dificuldades típicas de quem principia o exercício de novas atribuições, distribuindo Justiça, acautelando direitos, preservando as garantias constitucionais. Sua autenticidade e seu sentimento de confiança na força do Direito para manter íntegro o equilíbrio social servirão para dar fundamento justo às suas decisões?, assegurou.
Pontuando sobre a maneira pela qual a desembargadora chegou ao TJCE (a procuradora foi nomeada pelo governador do Estado, no dia 10 deste mês, na vaga destinada constitucionalmente ao Ministério Publico), Lincoln citou exemplos de membros que também através do MP alcançaram o Tribunal Pleno. ?Não bastassem os exemplos de dignidade e a grandeza moral, bastaria imaginar a valiosíssima contribuição que estes ilustres componentes prestam à justiça cearense?, disse ele, citando Júlio Carlos de Miranda Bezerra, Stênio Leite Linhares, Maria Celeste Thomaz de Aragão e Iracema do Vale Holanda.
?A sociedade almeja uma justiça célere, segura, efetiva. juízes probos e justos. Nesta recente transformação, com a substituição de eminentes desembargadores, diante do compulsório afastamento, esta Corte tem gozado do privilégio de conquistar valores expressivos, alçados pelo merecimento como pela experiência?, disse o magistrado.
Ainda sobre Vera Lúcia Correia Lima, o desembargador disse: ?E aqui chega Vossa Excelência, quando o Tribunal de Justiça do Ceará se prepara para projetar-se no cenário nacional com um salto de atualização na sua estrutura. Modernizando-se com aparatos eletrônicos, arregimentando servidores por concurso, ampliando as jurisdições, inclusive criando novas câmaras de julgamento, em ritmo compatível com as eventuais potencialidades permitidas pela lei e pelas circunstâncias físicas?.
Ao finalizar, o desembargador Francisco Lincoln manifestou o orgulho do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará ao receber a nova desembargadora. ?A recebemos com orgulho e com esperança. O orgulho de ter garimpado um tesouro. A esperança de contar com sua inteligência, seu trabalho, sua fé e sua paixão pelo direito e pela justiça?, externou.