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Departamento Judicial do Fórum inicia adequação a modelo internacional de controle da qualidade

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O Departamento Judicial do Fórum Clóvis Beviláqua (formado pelos serviços de Protocolo, Distribuição, Malote e Núcleo de Digitalização) irá implementar sistema de gestão da qualidade baseado na Norma ISO 9000. A iniciativa da Diretoria do Fórum foi apresentada, nessa quarta-feira (05/06), durante reunião com funcionários dos setores envolvidos.

O secretário executivo da Diretoria, Wilton Bessa, explicou que a ISO 9000 fornece metodologia de padronização das rotinas internas, assegurando a qualidade dos serviços, que são “a porta de entrada” das ações no Fórum.

Ele ressaltou a importância de garantir que, desde o início, os processos tenham os dados cadastrados de forma completa e fidedigna, evitando retrabalho nas etapas posteriores, quando são encaminhados às varas. “O resultado final é maior celeridade processual e redução da taxa de congestionamento, que é o foco da atual gestão do Fórum”, disse.

A juíza coordenadora da Distribuição, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, afirmou que já vem sendo realizada, internamente, a identificação e otimização das rotinas de trabalho. Isso tem permitido eliminar etapas desnecessárias e promover maior eficiência e rapidez.

A partir de agora, conforme a magistrada, esse esforço interno contará com assessoria especializada, que garantirá a adequação ao modelo de padronização internacional. “É uma oportunidade de, conjuntamente, construirmos novas formas de trabalho e, assim, contribuirmos para a renovação e evolução da gestão na atividade judiciária, em busca da excelência na qualidade dos serviços oferecidos aos jurisdicionados”.

O especialista em Gestão da Qualidade, Ricardo Amorim, passou a compor a equipe técnica da Diretoria do Fórum, com a atribuição de assessorar a implantação da metodologia. Ele explica que as primeiras etapas do trabalho são o levantamento e a documentação das atividades desempenhadas pelos setores, o que já está em andamento.

Em seguida, vêm as etapas de implantação das melhorias e padronização, garantindo que todos os integrantes da equipe saibam qual procedimento adotar diante de cada situação enfrentada no cotidiano de trabalho. “Com isso, a distribuição ganha velocidade e a certeza de que os dados estão corretos”.

A previsão é que, em dezembro deste ano, seja obtida a certificação, que comprova a adequação às normas da ISO 9000.

EQUIPES INTERNAS

A implantação da normatização foi recebida com entusiasmo pelas equipes dos setores envolvidos. A diretora do Departamento Judicial, Maria Auxiliadora de Souza Santiago, ressaltou que os funcionários estão empenhados em contribuir para os bons resultados do trabalho.

A diretora da Divisão de Distribuição, Maria Cristina Viana, acrescentou que a implantação de metodologia já consolidada na iniciativa privada mostra que a Diretoria do Fórum está empenhada em modernizar a gestão, prezando pela qualidade dos serviços.