Conteúdo da Notícia

Coordenadoria da Mulher programa ações de combate à violência em parceria com a Prefeitura

Coordenadoria da Mulher programa ações de combate à violência em parceria com a Prefeitura

Ouvir: Coordenadoria da Mulher programa ações de combate à violência em parceria com a Prefeitura

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), promoveu, nessa quarta-feira (15/01), o primeiro encontro de 2014. Segundo a desembargadora Francisca Adelineide Viana, que está à frente da Coordenadoria, o objetivo foi dar continuidade às ações de enfrentamento iniciadas no ano passado, especialmente na área da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), que concentra 42% da população de Fortaleza.

De acordo com a magistrada, assim como em 2013, haverá divulgação da Lei Maria da Penha nas escolas, com palestras de juízes, defensores públicos e promotores de Justiça. A novidade é que a mobilização contará com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza. “Vamos participar com rodas de conversa e palestras”, afirmou a secretária executiva, Marcia Luce Barros Aires, que participou da reunião.

A Coordenadoria também promoverá terapia em grupo. Inicialmente, 30 mulheres dos 29 bairros da Regional VI serão convidadas a participar. Os encontros ocorrerão no Núcleo Integrado de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, localizado no prédio da SER VI, que fica na rua Padre Pedro de Alencar, 789, na Messejana. O calendário ainda será definido.

“Essa iniciativa é muito importante para recuperar a autoestima das mulheres vítimas da violência, para que elas tenham novos valores sobre a vida. O psicólogo que coordenará as atividades deve ser disponibilizado pela Prefeitura”, disse a desembargadora Adelineide Viana.

A magistrada afirmou, ainda, que será agendada reunião, para a próxima semana, com os titulares da SER VI, Renato Lima, e da Secretaria de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, para discutir mais detalhes da parceria.

Outra meta da Coordenadoria para 2014 é elaborar estatística sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Ceará.

A campanha para o Pré-Carnaval e o Carnaval de 2014 também entrou na pauta da reunião. Assim como no ano passado, haverá divulgação de panfletos em terminais de ônibus e blitze educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Federal.

Participaram do encontro a diretora jurídica de Prerrogativas da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adepec), Elizabeth Chagas; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde, Roberta Lopes; a assessora de enfrentamento à violência, Helena Campelo; e a psicopedagoga do Juizado da Mulher, Raieliza Lôbo. Também esteve presente a servidora Luísa Cristina Teixeira, do grupo de apoio à Coordenadoria.