Conteúdo da Notícia

Convênio para facilitar o voto dos presidiários

Ouvir: Convênio para facilitar o voto dos presidiários

10.04.2010 política
Aumentou, na Central de Atendimento ao eleitor, o movimento dos que procuram regularizar suas situações eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo do Estado do Ceará celebraram, ontem, na sede daquela Corte Eleitoral, convênio para viabilizar a votação de presos provisórios que se encontram nos presídios cearenses. Segundo o documento, as votações ocorrerão em oito unidades prisionais do Estado, que, reúnem 3.500 presos.
Os estabelecimentos onde funcionarão as seções especiais são: Casas de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga I, II e III; Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia; Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa; Penitenciária Industrial Regional do Cariri e Penitenciária Industrial Regional de Sobral. Os mesários serão escolhidos entre os servidores que atuam nos presídios.
Todas as atenções da Justiça Eleitoral estão voltadas para o pleito de outubro próximo. Atualmente, um total de 80 servidores estão trabalhando na Central de Atendimento ao Eleitor, em Fortaleza, recebendo aproximadamente 700 pessoas por dia. A maioria delas, de acordo com o chefe da Central, Romaico Carvalho, é composta por jovens entre 16 e 18 anos que desejam obter o título de eleitor. Por conta do movimento intenso das últimas semanas, a Central – localizada ao lado do fórum eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema – colocou toldos e cadeiras no seu estacionamento para acomodar melhor quem está na fila de espera, já que não há lugar para todos no interior do prédio.
Relatório
Com o intenso movimento e a busca dos jovens para obter o título, o eleitorado fortalezense aumentou, desde o início de março até a última segunda-feira, conforme relatório da Central, em aproximadamente 8.000 eleitores. Contudo, segundo o mesmo relatório, 74.101 eleitores da Capital estão com seus títulos cancelados por várias razões.
Já prevendo a movimentação de última hora, o TRE já organizou um esquema para atendimento a partir do dia 26 de abril até cinco de maio, no Ginásio Paulo Sarasate. Nesse período os servidores da Central de Atendimento passarão a atender os eleitores apenas no ginásio. Além disso a Justiça Eleitoral mantém o serviço de atendimento ao eleitor nos bairros de Fortaleza de modo a facilitar o atendimento, sobretudo aos jovens que precisam se alistar.