Conteúdo da Notícia

Central da área criminal coordenará alvarás de soltura em mais quatro varas de Fortaleza

Central da área criminal coordenará alvarás de soltura em mais quatro varas de Fortaleza

Ouvir: Central da área criminal coordenará alvarás de soltura em mais quatro varas de Fortaleza

A partir da próxima segunda-feira (07/11), a Central Integrada de Apoio à Área Criminal (CIAAC) coordenará a tramitação dos alvarás de soltura expedidos por mais quatro varas do Fórum Clóvis Beviláqua. São elas: 1ª, 2ª, 3ª e 5ª Varas Criminais. O serviço já ocorre nas varas do Júri, de Tráfico e em duas varas criminais de Fortaleza (4ª e 6ª).
A expansão foi tema de um treinamento na Seção de Capacitação do Fórum, nesta quinta-feira (03/11), voltado para servidores dessas quatro unidades. A capacitação foi ministrada pela analista de negócios do Departamento de Informática do Fórum, Christiane Myrta, que explicou os novos fluxos de trabalho, desenvolvidos a partir da implantação da medida, prevista na Resolução nº 108/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nas varas ainda não alcançadas pela expansão, os alvarás são enviados diretamente das unidades judiciárias para a Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman), que distribui as ordens judiciais entre os oficiais de Justiça responsáveis pela entrega nos presídios e delegacias. Segundo Christiane Myrta, a mudança permite o acompanhamento de todas as etapas, desde a decretação da ordem de soltura pelo juiz até a efetividade do cumprimento.
“Assim conseguimos ter uma visão do processo como um todo, de ponta a ponta, podendo controlar o tempo gasto com cada atividade. Além disso, é possível identificar os pontos críticos para que a gestão adote medidas preventivas e corretivas, de modo a melhorar a eficiência, eficácia e segurança das informações entre o Poder Judiciário, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social [SSPSD], Polícia Civil do Ceará e Secretaria da Justiça e Cidadania [Sejus], órgãos por onde perpassa o alvará de soltura”, ressalta.
A expansão faz parte do Programa Integra, que interliga, por meio da CIAAC, informações da área criminal originadas no Poder Judiciário, na Sejus e na SSPDS. A inciativa atende ao objetivo de expandir os serviços de apoio à área e está cadastrada no “Pacto por um Ceará Pacífico”, que é um eixo do Plano Plurianual (2015 a 2019) do Governo do Estado.