Conteúdo da Notícia

Casal é preso por aplicar golpe em formandos

Ouvir: Casal é preso por aplicar golpe em formandos

13.05.2009 Cotidiano Pág.: 07
Ítalo Lima, Especial para O Estado
Acabou a procura pelo casal Ana Cristina Ribeiro e Geraldo Guerra de Oliveira. Eles são proprietários da empresa ?Academia de Formatura? e estavam foragidos depois de aplicarem golpes em cerca de 600 formandos de quatro universidades de Fortaleza e uma no interior do Estado.
O casal foi preso na manhã de ontem no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), após serem reconhecidos por uma das vítimas, a ex-aluna do curso de Comércio Exterior, Simone Pereira, que fazia parte da comissão de formandos de uma das universidades. As investigações estavam a cargo da Delegacia de Defraudações e Falsificações DDF, que tem à frente o delegado Jaime de Paula Pessoa.
Em seu depoimento, Simone contou à Polícia que um amigo que passava pelo hospital achou uma mulher parecida com Ana Cristina e em seguida, ligou para ela que se dirigiu até o local. Simone ficou procurando o casal e quando encontrou Ana Cristina ficou ao lado dela esperando Geraldo Guerra aparecer. ?Quando tive certeza que eram eles chamei a Polícia e acompanhei todo o procedimento para ter a garantia que eles não iam escapar,? destacou.
Segundo informações da assessoria do HGF, Ana Cristina estava na fila de espera por uma cirurgia e no começo da semana, o Hospital confirmou a data para ontem. No momento da abordagem a acusada estava pronta para subir ao leito e ser submetida à cirurgia. Os médicos preferiram não informar qual seria o procedimento.
Os acusados foram encaminhados para a DDF, onde prestaram depoimento e devem ficar à disposição da justiça.
>Sonhos frustrados. O casal era dono de duas empresas, a ?Academia de Eventos? e ?Academia de Formandos,? ambas localizadas no bairro Joaquim Távora. As empresas já estavam há seis anos no mercado. ?Nós confiamos neles, não tínhamos motivos para desconfiar, toda a minha turma ficou sem festa,? relatou Simone, lembrando dos momentos ruins vividos dias antes da sua formatura. ?Não quero o meu dinheiro de volta, eu queria justiça e espero que agora ela seja feita,? encerrou.
No dia 2 de janeiro de 2008 os alunos da turma de Comércio Exterior chegaram ao local da empresa e só encontraram um advogado e um contador informando que os donos haviam viajado no ano novo com todo o dinheiro das festas. Revoltados, os alunos registraram vários Boletins de Ocorrência na delegacia.
Na tarde de ontem, na sede da superintendência da Polícia Civil, muitos alunos que foram enganados estiveram presentes para acompanhar a prisão do casal. Ainda ontem, a mulher foi encaminhada para o Presídio Feminino, em Itaitinga.