Conteúdo da Notícia

Assaltante e traficante são presos na Tabuba

Ouvir: Assaltante e traficante são presos na Tabuba

23.03.11
Fortaleza
Foi preso em Caucaia um assaltante bastante conhecido da Polícia. Lucifran Farias e sua quadrilha estavam planejando assaltar um carro-forte, segundo a Polícia. Lucifran tem uma extensa ficha criminal
A prisão de um assaltante de bancos e carros-forte, bastante conhecido da Polícia cearense, ontem de madrugada, na Praia da Tabuba, em Caucaia, desmontou a plano criminoso de praticar, nos próximos dias, um grande assalto Em Fortaleza. Lucifran Figueiredo Farias, de 37 anos, estava numa casa com o traficante de drogas José Carlos Rocha, natural de Rondônia, quando foi surpreendido por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). As informações são da Polícia.
De acordo com informações policiais, ele portava uma pistola municiada de calibre 9mm e estava planejando o assalto a um carro-forte na Capital. Os dois acabaram sendo autuados em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) pelo delegado Romério Almeida.
A operação que resultou na prisão dos acusados foi coordenada pela Coordenadoria de Inteligencia da Secretaria da Segurança Pública (Coin), DRF e contou com apoio do Gate. O delegado Romério Almeida disse ao O POVO que as diligências começaram na última sexta-feira, quando a Polícia já sabia que a quadrilha iria assaltar, com ajuda de explosivos, na avenida Francisco Sá, um carro-forte a caminho de uma agência bancária.
A quadrilha, segundo a Polícia, se reunia em uma residência, na Tabuba, onde já estava, além de José Carlos Rocha, os irmãos cearenses Juscelino e Joelino Costa da Fonseca, acusados de assaltos em outros estados. Eles fugiram e agora estão sendo procurados pela Polícia.
NA DRF, foi levantada a vida pregressa dos dois irmãos. A ficha criminal indica que Juscelino e Joelino respondem a crimes por assaltos a mão armada, formação de quadrilha e porte ilegal de arma.
Lucifran Figueiredo Farias já fugiu duas vezes da prisão, uma do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e outra do 1º Distrito Policial. Condenado, segundo a Polícia, Lucifran estava em liberdade. De acordo com o delegado da DRF, ele agora será levado de volta para o presídio.
Narguilé e arma
Na residencia onde o assaltante Lucifran foi preso a Polícia encontrou um narguilé, para inalar bebidas e fumar. Na casa, o narguilé, conforme a Polícia, estava sendo usado no consumo do crack e da maconha. A pistola encontrada com Lucifran havia sido tomada de assalto, recentemente, de uma residência no bairro de Fátima.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
O assaltante Lucifran Figueiredo Farias vai voltar para o Instituto Penal Paulo Sarasate ( IPPS), onde em 1997 participou de uma rebelião, quando até o diretor do presídio, Crisanto Barros, foi tomado como refém.
SAIBA MAIS
Lucifran Farias, conforme a Polícia, entrou muito cedo no crime. No dia 15 de abril de 1995, ele matou para roubar o médico José Furtado de Azevedo Filho. Segundo a Polícia, ele matou a vítima a golpes de faca, na Praia do Futuro.
O corpo foi transportado no carro da vitima e, no dia seguinte, encontrado numa cova rasa, por trás da Escola Apostólica Nossa Senhora de Fatima, no bairro Álvaro Weyne.
Na época, o Instituto Médico Legal (IML) atestou que o médico havia sido enterrado vivo.
No dia 11 de julho do mesmo ano, o juiz José Airton Pontes, da 13ª Vara Criminal decretou a prisão preventiva de Lucifran mandando-o para o IPPS.
Em abril de 1997, Lucifran participou de rebelião no IPPS, quando várias pessoas foram tomadas como reféns, entre elas o diretor do presídio, coronel PM Crisanto Barros, que foi libertado nas matas do município de Pereiro a mais de 300 quilômetros de Fortaleza.
Na época, Lucifran e mais 11 presos fugiram do IPPS.