Conteúdo da Notícia

Advogados nomeados para cargos de desembargador são recebidos pela presidente do TJCE

Ouvir: Advogados nomeados para cargos de desembargador são recebidos pela presidente do TJCE

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira recebeu, nesta quinta-feira (31/03), os advogados André Luiz de Souza Costa e Everardo Lucena Segundo, que foram nomeados pelo governador Camilo Santana para cargos de desembargador, nas vagas reservadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) por meio do Quinto Constitucional.

Na ocasião, a presidente parabenizou os futuros membros da Corte de Justiça estadual. “Neste momento, há aquela despedida do exercício da profissão de Advocacia para passar a exercer a atividade da magistratura. O jurisdicionado hoje está ávido pelo trabalho de vocês. É uma experiência nova, ambos fizeram parte de muitos julgamentos, mas há uma grande diferença entre defender uma causa e julgar aquele feito. Estamos aqui para servir, somos servidores públicos, é nosso dever se colocar no lugar do outro e, assim, distribuir bem a justiça, que é o que vocês irão fazer”, ressaltou.

Acompanhados pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, os advogados agradeceram a recepção e elogiaram o trabalho da desembargadora à frente do Judiciário, mesmo com os desafios enfrentados. “Gostaria de aproveitar para parabenizá-la pela firmeza e pela condução frente à pandemia. Passamos agora por um processo de transição, estamos saindo do Estatuto da Advocacia e indo para Loman [Lei Orgânica da Magistratura]. Na Advocacia nós somos parciais, temos um lado, mas como magistrados passamos a ser imparciais”, explicou André Costa.

Everardo Lucena também expressou admiração pelo trabalho da desembargadora na Administração do TJCE. “Mesmo na condição de presidente, sempre permitiu a autonomia de seus pares. Sei que são muitos desafios, que não está sendo fácil. No meio de tudo isso, ainda conseguir a criação de dez vagas de desembargadores para melhor atender à população. Sei que essa decisão vai refletir ainda mais nos próximos 20, 30 anos para o nosso jurisdicionado”.

Agradecendo a parceria com a OAB, Erinaldo Dantas falou sobre a satisfação de ter duas vagas reservadas a advogados e parabenizou a presidente. “A senhora pegou uma tempestade perfeita, com pouco orçamento, pandemia, o sinistro no prédio do TJ. Faltando quase um ano para o fim da gestão, já conseguiu iniciar as obras no prédio, aumentar a quantidade de servidores e de magistrados, melhorar a produtividade e interiorizar a Justiça. É um grande feito.”