Conteúdo da Notícia

Acusado de envolvimento em tentativa de resgate de preso em Paraipaba tem habeas corpus negado

Acusado de envolvimento em tentativa de resgate de preso em Paraipaba tem habeas corpus negado

Ouvir: Acusado de envolvimento em tentativa de resgate de preso em Paraipaba tem habeas corpus negado

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou pedido de liberdade para o motorista Edevan Honorato de Sousa, acusado de participar de resgate de preso da Cadeia Pública de Paraipaba, distante 93 km de Fortaleza. A decisão teve como relator o desembargador João Byron de Figueirêdo Frota.

De acordo com os autos, no dia 13 de fevereiro deste ano, Edevan Honorato e outras três pessoas tentaram resgatar o detento Edson Bessa. O grupo foi surpreendido pela Polícia Militar, que conseguiu impedir a fuga. Todos foram presos, com exceção de Edevan Honorato.

Ele se apresentou à Polícia no dia seguinte, sendo autuado em flagrante. O acusado alegou ter sido contratado para levar um grupo de pessoas de Messejana, na Capital, ao Município de Paraipaba. Defendeu também não saber que se tratava de uma ação criminosa.

A defesa ingressou com habeas corpus (nº 0075502-83.2012.8.06.0000) no TJCE. Sustentou falta de fundamentação para a decisão que decretou a preventiva e que o réu possui bons antecedentes.

A 2ª Câmara Criminal, nessa segunda-feira (23/07), negou o pedido. Segundo o relator, a decisão está devidamente fundamentada. “As pretensas condições subjetivas favoráveis do paciente [acusado], de que se vale o impetrante no afã de obter sua liberdade provisória, não preponderam diante dos elementos que justificam sua prisão preventiva”.