Conteúdo da Notícia

1ª Vara do Júri ouve testemunhas do processo que investiga policiais acusados da morte de pedreiro

1ª Vara do Júri ouve testemunhas do processo que investiga policiais acusados da morte de pedreiro

Ouvir: 1ª Vara do Júri ouve testemunhas do processo que investiga policiais acusados da morte de pedreiro

A 1ª Vara do Júri de Fortaleza realizou, nessa quinta-feira (23/10), a segunda audiência de instrução do processo que investiga a morte do pedreiro Francisco Ricardo Costa de Souza, ocorrida em fevereiro deste ano. Na sessão, presidida pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, foram ouvidas duas testemunhas de acusação e oito de defesa.

Na primeira audiência, no dia 8 de outubro, já haviam sido tomados os depoimentos de quatro testemunhas de acusação. A próxima sessão foi agendada para o dia 25 de novembro, quando deverá ser ouvida mais uma testemunha de defesa, que não compareceu nessa quinta-feira. Também serão interrogados os policiais José Milton Alves Maciel Júnior, Washington Martins da Silva e Dennis Bezerra Guilherme, réus no processo.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 13 de fevereiro de 2014, por volta de 13h30, o pedreiro Francisco Ricardo retornava do trabalho, de bicicleta, pela rua Francisco Glicério, bairro Maraponga, quando foi abordado pelos policiais do Ronda do Quarteirão. Ele teria sido confundido com um criminoso e, mesmo tentando esclarecer o engano, foi algemado e colocado dentro da viatura.

Ainda conforme a acusação, os policiais levaram o pedreiro para um matagal, onde foi brutalmente espancado por cerca de 30 minutos. Em seguida, os PMs fugiram, deixando a vítima no local.

Testemunhas que passavam próximo viram o corpo estendido no matagal e chamaram a polícia. A mesma viatura retornou ao local e levou o pedreiro até o Hospital Frotinha da Parangaba. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu em decorrência de politraumatismo.
Os acusados respondem por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa). Os policiais, no entanto, negam o crime.