Esmec realizará curso de extensão com a temática Segurança Cibernética no Poder Judiciário

Esmec realizará curso de extensão com a temática Segurança Cibernética no Poder Judiciário

 

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará, entre os dias 22 e 24 de maio de 2024, o curso Segurança Cibernética no Poder Judiciário: criando uma cultura de defesa e proteção no ambiente cibernético, a partir da identificação dos riscos e vulnerabilidades, na modalidade Semipresencial, de acordo com o seguinte cronograma: 

Modalidade  Data  Horário  Local 
EaD  22/05  14h às 18h  Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 
Presencial 23 e 24/05 Das 8h às 12h e das 14h às 18h Sede da Esmec

 

A ação educativa tem 20h/a e é destinada aos magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, para fins de promoção na carreira. 

O objetivo do curso é ambientar os(as) cursistas no cenário atual da Segurança da Informação, apontando as maiores vulnerabilidades e quais ações podem ser adotadas para reduzir o risco de exposição, invasão e ataques no ambiente cibernético. 

A pré-inscrição deve ser realizada no período de 06 a 13 de maio pelo formulário eletrônico, que é constituído de duas etapas, sendo concluída pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec.  

Para a inscrição de servidores(as), será necessário juntar termo de anuência da chefia imediata, devidamente assinado, conforme o modelo disponível aqui. 

 

Conteúdo programático: 

  • Panorama geral dos crimes cibernéticos no mundo; 
  • Inteligência artificial aplicada ao direito: do A ao LLM; 
  • Noções básicas em Segurança da Informação; 
  • Principais técnicas usadas pelos criminosos para obtenção de dados e contramedidas; 
  • Conscientização em segurança no ambiente cibernético: segurança de e-mail, redes sociais e no trabalho remoto; 
  • Redução da exposição de risco no uso de equipamentos IOE; 
  • Segurança de dados e como eles têm sido encontrados, utilizados e comercializados para a prática de crimes. 

 

Corpo docente 

Abnadan de Melo Martins: Analista de Tecnologia da Informação no Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO. Tem graduação combinada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia na Alemanha. Licenciado em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul e 2° Oficial de Máquinas da Marinha Mercante do Brasil. Tem experiência em desenvolvimento de software e hardware, bem como de operação e manutenção naval. Atuou durante 3 anos como Professor de Matemática e Robótica para crianças e adolescentes no sistema público de ensino do Estado do Ceará. Atuou no Departamento de Inteligência Policial do Estado do Ceará, como analista de Inteligência. 

Ana Maria De Araújo Padilha: Delegada de Polícia Civil do Estado do Ceará, Chefe da Célula de Inteligência Cibernética e Núcleos de Extração e Análise de Extração do Departamento de Inteligência Policial. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Gestão de Organizações de Inteligência pelo Centro de Inteligência do Exército. Especialista em Segurança e Defesa Cibernética pela UNINTER. Professora dos Cursos de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública. 

Antônio Edvando Elias de França Júnior: Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará, Diretor do Departamento de Inteligência Policial. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pós-Graduado em Segurança da Informação. Professor de Emprego de Meios Eletrônicos do Curso de Operações de Inteligência do Ministério da Justiça. Professor dos Cursos de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública. Palestrante da temática Segurança Cibernética. 

Daniel de Saboia Xavier: Cursou Ciências Navais, com habilitação em Eletrônica, na Escola Naval Brasileira (1996). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2006). Pós-Graduado em Direito e Processo Tributário pela FIC-CE (2006). Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela UNISUL (2009). Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2014). Pós-graduado em Big Data e Business Analytics pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2019). Pós-graduado em Inteligência Artificial pelo IESB-DF (2020). Procurador da Fazenda Nacional. Foi Procurador-Seccional da Fazenda Nacional no Município da Campina Grande-PB. Procurador-chefe da Fazenda Nacional no Estado de Sergipe, Procurador-Chefe da Fazenda Nacional no Estado do Ceará, Coordenador-Geral de Estratégias de Recuperação de Créditos da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional – PGFN, Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil. Membro do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal. Assessor Especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública. Atualmente coordena o Laboratório de Ciência de Dados da PGFN. 

Gustavo Rossi Silva: Escrivão da Polícia Civil do Ceará, ocupando a função de Analista de Inteligência no Departamento de Inteligência Policial. Pós-graduado em Algoritmos e Estrutura de Dados. Engenheiro Mecatrônico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Ciência & Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnico em Eletrônica pelo IMD/UFRN. Pesquisador na área de Inteligência Artificial.  

Lucas Borges Torres: Inspetor da Polícia Civil do Ceará, ocupando a função de Analista de Inteligência no Departamento de Inteligência Policial. Graduado em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará. Pós-graduado em Segurança da Informação. Formando em ethical hacking. 

 

Serviço  

Curso: Segurança Cibernética no Poder Judiciário: criando uma cultura de defesa e proteção no ambiente cibernético, a partir da identificação dos riscos e vulnerabilidades 

Carga horária: 20h/a 

Modalidade: Semipresencial 

Realização: 22 a 24 de maio 

Público-alvo: magistrados(as) e servidores(as) do TJCE 

Período de inscrição: 06 a 13 de maio (PRORROGADA ATÉ 14 DE MAIO)

Link para inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/719661?lang=pt-BR 

Curso para fins de promoção na carreira.