Conteúdo da Notícia

Mutirão dos Juizados e Turmas Recursais registra 129 acordos em ações do Itaú, Oi, Tim e Camed

Mutirão dos Juizados e Turmas Recursais registra 129 acordos em ações do Itaú, Oi, Tim e Camed

Ouvir: Mutirão dos Juizados e Turmas Recursais registra 129 acordos em ações do Itaú, Oi, Tim e Camed

Durante três semanas de trabalho, o mutirão de conciliação envolvendo processos que tramitam nas Unidades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza e nas Turmas Recursais Professor Dolor Barreira obteve 129 acordos. A força-tarefa, ocorrida entre os dias 27 de agosto e 13 de setembro, conciliou ações do banco Itaú e das empresas Oi, Camed e TIM.

A maioria dos casos envolveu processos de obrigação de fazer e indenizações por danos morais e materiais. Foram realizadas 233 audiências nos fóruns das Turmas Recursais e Clóvis Beviláqua. O mutirão, além de reduzir a quantidade de processos em tramitação, teve como objetivo efetivar a cultura de pacificação na sociedade.

A iniciativa foi uma parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) com a Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Comarca de Fortaleza. O Núcleo e a Coordenação têm à frente, respectivamente, os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Paulo Camelo Timbó.

Foram designados para atuar no mutirão os juízes Helga Medved (coordenadora do Nupemec), Carlos Henrique Garcia de Oliveira e Ijosiana Cavalcante Serpa. Participaram da iniciativa os alunos do curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de estudantes do curso de Direito da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece) e Faculdade Fortaleza (Fafor).