Conteúdo da Notícia

Juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior profere palestra para estudantes do Ensino Médio

Juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior profere palestra para estudantes do Ensino Médio

Ouvir: Juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior profere palestra para estudantes do Ensino Médio

O juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, titular do 20º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, proferiu, nesta quarta-feira (13/06), palestra para alunos do Colégio Presidente Castelo Branco, no bairro Itaoca, na Capital. A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que tem a finalidade de aproximar o Poder Judiciário da sociedade.

O magistrado falou sobre a importância de escolher bem a profissão e esclareceu dúvidas sobre as atribuições e a rotina de trabalho do juiz. Durante o evento, o magistrado destacou a relevância dos estudos e convidou os alunos a conhecerem o Juizado em que atua.

Aluísio Gurgel Júnior considera que o “Justiça e Cidadania” serve de incentivo para os interessados em seguir a carreira de jurista. “É uma semente que está sendo plantada”.

Para a aluna Sabrina Sidney da Silva, do 2º ano, a palestra “incentivou os estudantes a pensarem melhor sobre que profissão vão seguir”. Já a coordenadora escolar, Maria Leonora Clemetino Cruz, destacou a postura do magistrado. “Ele transpareceu uma imagem muito positiva, criando proximidade com os jovens”.

O “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). É coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) com apoio da Assessoria de Cerimonial. Está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário”.

As instituições de ensino públicas ou privadas, interessadas em agendar visitas devem entrar em contato com a Seplag pelo telefone (85) 3207.6862.