Conteúdo da Notícia

Fórum de Fortaleza recebe feira de artesanatos criados por reeducandos do projeto Fábrica Escola

Fórum de Fortaleza recebe feira de artesanatos criados por reeducandos do projeto Fábrica Escola

Ouvir: Fórum de Fortaleza recebe feira de artesanatos criados por reeducandos do projeto Fábrica Escola

Até sexta-feira (17/06), o Fórum Clóvis Beviláqua será sede de uma feira de produtos artesanais criados por reeducandos atendidos pelo projeto Fábrica Escola, idealizado pelas 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza e realizado pela Fundação Deusmar Queirós. Peças como bolsas de palha, vassoura feita de garrafa pet, cabaças modeladas e brinquedos de tecido estão entre os produtos que ficarão expostos das 8h às 17h, no pátio central do Fórum. A feira será mensal (até dezembro deste ano), sempre na segunda semana do mês.
O projeto vem se dedicando à ressocialização de apenados e egressos do sistema carcerário desde abril de 2013. Em três anos, mais de 150 reeducandos já foram beneficiados. Atualmente, 30 participam das atividades. A iniciativa se estende ainda às famílias dos apenados, que participam de oficinas de capacitação profissional, além de acompanhamento psicossocial.
“Esse trabalho é fundamental. Nós tiramos essas pessoas do presídio e colocamos aqui dentro. Nós conseguimos o não retorno deles à delinquência. Graças ao nosso esforço, à metodologia aplicada, nós conseguimos um índice baixíssimo de reincidência, em torno de 5%. É uma experiência fantástica”, conta o diretor-executivo do projeto, Vicente Pereira.
A reeducanda Luci Rufino de Sousa, 39, é prova do sucesso da ação. Penalizada a 37 anos de prisão, ela já cumpriu oito em regime fechado e há um ano e dois meses conseguiu progressão de regime para o semiaberto. Foi direto da prisão para as máquinas de costura da Fábrica Escola. Em dois meses de trabalho no local, foi admitida como funcionária da Fundação Deusmar Queirós e hoje é instrutora do setor de costura. Ela trabalha de segunda a sexta no local, com carteira assinada, e aos sábados e domingos, vai à escola, também como parte da pena a cumprir.
Para Luci, oferecer a oportunidade de trabalho e estudo para egressos do sistema penitenciário pode, sim, ser a solução para saída definitiva dessas pessoas da criminalidade. “Para quem quer, dá certo. Hoje eu aprendi a dar valor à liberdade, à vida e ao trabalho. Eu nunca tinha tido um trabalho, ainda mais de carteira assinada. Hoje eu ando na rua sem ter que me esconder”, orgulha-se.
FÁBRICA ESCOLA
A iniciativa se dedica a ressocializar e reintegrar à sociedade detentos dos regimes semiaberto e aberto, egressos do sistema prisional do Estado e seus familiares com humanismo, disciplina e trabalho. Os juízes Luciana Teixeira e Cézar Belmino, titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza, respectivamente, são os idealizadores da ação.
O projeto é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Sesc e outras instituições públicas e privadas.