Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 86% dos participantes afirmam que doariam órgãos para salvar qualquer pessoa

Enquete TJCE: 86% dos participantes afirmam que doariam órgãos para salvar qualquer pessoa

Ouvir: Enquete TJCE: 86% dos participantes afirmam que doariam órgãos para salvar qualquer pessoa

No dia 27 de setembro foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Para lembrar a data, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou aos internautas em que circunstâncias eles fariam doação. A maioria dos votantes, 86%, afirmou que disponibilizariam seus órgãos e tecidos para salvar a vida de qualquer pessoa.
Já 10% disseram que o fariam somente para salvar um familiar, e o restante (4%), informou que não doaria em hipótese nenhuma. Ao todo, 113 pessoas votaram.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), existem atualmente no Estado 955 pessoas na lista de espera por um transplante (dados referentes até 19 de setembro de 2016). A maioria dos pacientes aguardam o transplante por um rim ou fígado.
Ainda de acordo com a Sesa, de janeiro até 19 de setembro deste ano, foram realizados 1.183 transplantes, sendo 338 de órgãos sólidos (rim, fígado, coração e pulmão), 56 de medula óssea e 789 de tecidos oculares.
NOVA ENQUETE
Já está disponível no Portal do TJCE (www.tjce.jus.br) a nova enquete: Está em vigência no site do Senado consulta pública sobre Projeto de Lei nº 83/2015, que proíbe a veiculação de comerciais de bebidas alcoólicas na televisão. Você concorda com a medida?