Conteúdo da Notícia

Apenados em liberdade condicional e familiares participam de confraternização natalina

Apenados em liberdade condicional e familiares participam de confraternização natalina

Ouvir: Apenados em liberdade condicional e familiares participam de confraternização natalina

Egressos do sistema carcerário e familiares participaram, nessa quarta-feira (10/12), de momento de integração e confraternização natalina no Fórum Clóvis Beviláqua. O evento, intitulado “Justiça e Natal – um despertar social”, é realizado anualmente, desde 2012, pela 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza.

Cerca de 80 apenados em liberdade condicional compareceram ao 1º Salão do Júri do Fórum, acompanhados de pais, cônjuges e filhos. Vários deles falaram sobre as vivências após a saída da prisão e relataram as experiências e expectativas de ingresso no mercado de trabalho.

O evento contou com a participação de membros do projeto Celebrando a Restauração e da Pastoral Carcerária, que compartilharam mensagens sobre o sentido do Natal. A programação teve ainda sorteio de cestas básicas e distribuição de lanches para os participantes.

Para o juiz titular da 3ª Vara, Cézar Belmino, o encontro é uma forma de facilitar a reinserção dos apenados na sociedade, fortificar os laços familiares e gerar trocas de experiências. “O ponto alto do evento foi o momento em que os recuperandos revelaram, em público, expectativas positivas com relação à sociedade e à evolução espiritual”, avaliou.

Já a juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª unidade, destacou que o projeto visa aproximar o Judiciário dos apenados e “mostrar que a Justiça, além de punir, é também uma casa de acolhimento”.