Conteúdo da Notícia

Acusado de assassinar servidor público será levado a novo julgamento nesta sexta-feira

Ouvir: Acusado de assassinar servidor público será levado a novo julgamento nesta sexta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (04/12) às 9h, o réu Ivanildo Trindade da Silva. Ele é acusado de matar Raimundo Moreira Espínola, no dia 23 de janeiro de 1988, na rua 24 de Maio, no Centro de Fortaleza.
O réu responde por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e mediante recurso que torne impossível a defesa do ofendido.
Consta no inquérito policial que, no dia do crime, a vítima e alguns colegas de trabalho fizeram a apreensão de várias mercadorias, entre elas, bombons e chocolates de ambulantes não cadastrados para trabalhar no Centro. Entre os autônomos não cadastrados e que tiveram suas mercadorias apreendidas, estava o denunciado que fez várias ameaças à vítima.
Depois das mercadorias apreendidas, alguns ambulantes, inclusive o réu, se dirigiram até a Secretaria de Serviços Urbanos com a intenção de recebê-las de volta. Naquela época, a coordenadora do órgão, Fernanda Pinto, informou que todas as mercadorias seriam doadas a instituições de caridade, o que provocou protestos e ameaças dirigidas aos funcionários da Secretaria.
Na mesma tarde, o réu, portando uma faca, matou a vítima enquanto ela realizava inspeções no Centro de Fortaleza. Após o crime, o acusado fugiu do local. Somente no dia 26 de novembro de 2002, ele se apresentou à Justiça. Em depoimento, Ivanildo Trindade negou as acusações e afirmou que estava desaparecido por conta de dívidas com os fornecedores das mercadorias.
O acusado foi condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado durante julgamento realizado no dia 23 de maio de 2005. A defesa do réu apelou da decisão e o Tribunal de Justiça deu provimento ao recurso, determinando novo julgamento.
O juiz Henrique Jorge Holanda Silveira presidirá o Júri e a defesa será feita pelo advogado Antônio Vieira de Almeida. A promotora Joseana França ficará responsável pela acusação.