Conteúdo da Notícia

Ações para reduzir processos no Interior são tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”

Ações para reduzir processos no Interior são tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Ações para reduzir processos no Interior são tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta semana fala sobre as ações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para reduzir o número de processos. Os entrevistados são o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, coordenador do Grupo de Auxílio ao Descongestionamento de Processos do Interior, e o juiz Edison Ponte Bandeira Melo, subcoordenador da equipe.
O desembargador explica que o grupo, inicialmente criado para auxiliar no julgamento de ações de improbidade administrativa, agora trabalha com todos os tipos de processos, inclusive atuando em movimentações e despachos. Na atual Gestão do Poder Judiciário, o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, instituiu o Núcleo Permanente de Juízes Criminais do Interior, responsável por examinar processos envolvendo a matéria, conforme recomendação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. O Núcleo está sob a coordenação do Grupo de Auxílio.
A equipe, composta por magistrados e servidores, planeja a atuação com base nas comarcas que apresentam maior número de processos, de acordo com informações fornecidas pelo Tribunal e pelos próprios juízes do Interior. As próximas comarcas a serem visitadas serão Canindé (13 a 17 de março) e Iguatu (abril).
“O Grupo de Auxílio dá uma resposta à sociedade [sobre] aqueles processos que estão esperando julgamento, e as partes ficam muito satisfeitas”, afirma Inácio Cortez. Segundo o juiz Edson Ponte, o trabalho vai além da atuação pontual e deixa como contribuição modelos de sentenças e troca de experiências de sucesso.
O programa também traz reportagem sobre as ações do Judiciário cearense na Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada de 6 a 10 de março. A iniciativa, do STF, é realizada desde 2015 e já está na sétima edição. O objetivo é reduzir o volume de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher, além de alertar a população sobre a importância de combater e denunciar esses crimes. Você também vai acompanhar as ações promovidas pelo TJCE, durante todo o mês de março, em homenagem às mulheres.
Tem ainda matéria sobre as aulas da segunda turma de juízes estaduais aprovados no último concurso. O curso de formação, obrigatório para o processo de vitaliciamento, teve início no dia 6 de março e vai até 13 de maio na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
O Baile de Carnaval promovido pela Creche do Poder Judiciário é outro destaque desta edição.
O programa será exibido neste sábado (11/03) na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (12/03) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (13/03), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.