Conteúdo da Notícia

Especialista explica para servidoras como se prevenir do câncer de mama

Ouvir: Especialista explica para servidoras como se prevenir do câncer de mama

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na manhã desta terça-feira (13/10), palestra sobre “Câncer de Mama” para servidoras do Poder Judiciário. A ação fez parte da programação das atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público – 28 de outubro, e também do “Outubro Rosa”.
O evento foi prestigiado pela presidente da Corte, desembargadora Iracema Vale, que elogiou a palestra e destacou a importância da iniciativa. “As informações passadas serão de grande utilidade para as mulheres aqui presentes”.
O tema foi apresentado pelo médico especialista em mastologia Luiz Gonzaga Porto. Ele afirmou que no Ceará está previsto para este ano o aparecimento de, aproximadamente, dois mil novos casos de câncer de mama, conforme levantamento feito por entidades de saúde do Estado. Também disse que esse tipo da doença é o segundo em ocorrências no País, só ficando atrás do câncer de pele.
O profissional ressaltou que os principais fatores de risco são o uso abusivo de hormônios, obesidade, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo, entre outros. Explicou ainda que os principais sintomas da doença são o aparecimento de nódulos nos seios, mudanças no contorno do órgãos, além de alterações na coloração e a ocorrência de ulcerações.
Luiz Gonzaga evidenciou que quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maior será a possibilidade de cura. “O desafia atualmente é diagnosticar o câncer de mama mais cedo, dando uma chance para a mulher. Para isso é necessário oferecer educação e métodos de diagnóstico”.
PREVENÇÃO
Também informou que a melhor maneira de prevenir a doença é eliminar os fatores de risco, fazer exames periódicos, melhorar a qualidade de vida e adotar um “comportamento defensivo”. De acordo com ele, ser defensivo é “buscar o esclarecimento, ter alimentação com baixo nível de gordura e, especialmente, fazer atividade física. Mulheres que fazem pelo menos 30 minutos de atividade física, três vezes por semana, reduzem em um terço as chances de desenvolverem a enfermidade”.
O médico do TJCE, José Arnon dos Santos, afirmou que a ideia é incentivar a medicina preventiva no Judiciário. “Queremos motivar as mulheres que trabalham no Tribunal a se cuidarem”.
A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal. O encontro aconteceu no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça. Para os servidores do Fórum Clóvis Beviláqua, a palestra será no próximo dia 27.
OUTRAS ATIVIDADES
Nesta quarta-feira (14/10), será desenvolvido o tema “Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional”. A enfermidade atinge cerca de 4% da população mundial e se caracteriza por sensação de esgotamento físico e mental. O encontro acontecerá no Restaurante dos Desembargadores, no TJCE, para duas turmas de 30 pessoas, nos horários de 10h e 15h.
No dia 20, às 9h, haverá palestra sobre “Como Prevenir as Doenças Ocupacionais: LER/DORT e Alterações Posturais”; e a oficina “Biscoitos Saudáveis”, no mesmo dia às 15h. No dia 27 de outubro, às 14h, haverá o tema “Assessoria em Corrida” para interessados em iniciar prática de corrida.
A palestra “Síndrome de Burnout” acontecerá no dia 15 de outubro, no Fórum Clóvis Beviláqua, também para duas turmas, nos horários de 9h e 15h. Na Comarca de Caucaia, será no dia 21 às 10h. Já no Fórum de Maracanaú, o encontro será no próximo dia 27, às 15h.