Conteúdo da Notícia

1ª Vara do Júri julgará acusado de homicídio por motivo de ciúmes

Ouvir: 1ª Vara do Júri julgará acusado de homicídio por motivo de ciúmes

A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta segunda-feira (22/06), às 13h30, o réu Valdenir Costa Almeida. Ele é acusado do assassinato de Claudete Alves Batista, em julho de 1997, no bairro Granja Portugal, periferia de Fortaleza. O réu aguarda o julgamento em liberdade.
Segundo o Ministério Público, no dia 31 de julho de 1997, por volta das 19h30, o réu, armado de faca, invadiu a residência da vítima e desferiu-lhe três golpes de faca. Claudete ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O crime teria acontecido, segundo consta nos autos, pelo fato de Valdenir ter descoberto que a vítima, grande amiga da ex-namorada do réu, Maria Elizângela Gomes, estaria intermediando contatos desta última com um novo namorado, na mesma época em que ela mantinha relacionamento com o réu.
Inconformado com o fim do namoro e revoltado com aquela situação, o acusado decidiu matar Claudete. O Ministério Público relata, ainda, que o crime chocou a vizinhança porque o réu mantinha relacionamento de amizade forte com a vítima e todos os seus familiares, inclusive com o marido de Claudete, que estava em frente ao local do crime, mas não teve como intervir.
Depois de passar mais de dois anos foragido, o réu confessou o assassinato e foi preso preventivamente a pedido do Ministério Público, em 2000, mas posto em liberdade em 2002, condição em que permanece atualmente.
A defesa do réu, patrocinada pelo defensor público Ian Mendonça Gomes, alega que ele teria agido em legítima defesa, hipótese descartada pelo depoimento das testemunhas. O Ministério Público, representado pelo promotor de Justiça, Ricardo Machado, pede que ele seja condenado com base no artigo 121, § 2º, incisos II e IV, homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e por ter impossibilitado a defesa da vítima. O julgamento será presidido pelo juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato, titular da 1ª Vara do Júri.