Conteúdo da Notícia

Vara de Penas Alternativas promove oficina para assistidos que se envolveram com drogas

Vara de Penas Alternativas promove oficina para assistidos que se envolveram com drogas

Ouvir: Vara de Penas Alternativas promove oficina para assistidos que se envolveram com drogas

A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza (Vepah) e o projeto “Celebrando Restauração” realizaram a terceira oficina mensal para infratores que se envolveram com drogas. O encontro ocorreu na manhã dessa quarta-feira (29/10) no Fórum Clóvis Beviláqua.

De acordo com a juíza titular da unidade, Maria das Graças Almeida de Quental, a iniciativa resgata a dignidade dos assistidos. “Eles chegam com autoestima em baixa e, à medida que vão transcorrendo as oficinas, é notória a mudança, percebida pelos depoimentos”, disse.

O facilitador do projeto, Antônio Bezerra, explicou que as reuniões possibilitam mudanças de vida. “O ser humano percebe que pode e tem o direito de mudar. Muitas vezes, a sociedade tira essa possibilidade dele”, lembrou.

Um eletricista que participou dos três encontros enfatizou o fato de poder externar sentimentos. “É uma forma de colocar pra fora o que a gente está passando e está precisando”.

O evento também contou com representantes do Centro de Cuidado Humano (CCH), um ambulatório para dependentes químicos da Igreja do Recreio, no Rio de Janeiro. Eles vieram conhecer o trabalho da Vepah em parceria com o “Celebrando Restauração”.
Segundo o pastor Daniel Camaforte, do CHH, as estratégias serão levadas a locais onde ações semelhantes possam ser realizadas. “O trabalho é espetacular porque possibilita a chance da reinserção social completa a indivíduos que não apresentam periculosidade e com mais chances de recuperação”, avaliou.

CONVÊNIO
A Vepah e a Fundação Batista Central, que realiza o projeto “Celebrando Restauração”, firmaram convênio para ressocialização de assistidos. Por meio do acordo, a partir do próximo mês, a instituição receberá apenados da Vara para o cumprimento de serviços comunitários e de penas de Limitação de Fim de Semana (LFS). A iniciativa funcionará paralelamente ao projeto de oficinas.