Conteúdo da Notícia

Vara da Infância de Maracanaú realiza 21 audiências concentradas com crianças acolhidas em instituições

Vara da Infância de Maracanaú realiza 21 audiências concentradas com crianças acolhidas em instituições

Ouvir: Vara da Infância de Maracanaú realiza 21 audiências concentradas com crianças acolhidas em instituições

Seis crianças que estavam em situação de acolhimento, no Município de Maracanaú, agora podem retornar aos seus lares. A medida foi determinada durante a primeira realização de audiências concentradas, promovida pela nova Vara da Infância e Juventude da Comarca de Maracanaú, instalada no último dia 8 de maio.
Ao todo, foram realizadas 21 audiências concentradas nessa segunda-feira (02/09), presididas pelo titular da Vara, juiz Fernando de Souza Vicente. O magistrado ouviu pais e responsáveis, fixou prazo para elaboração de relatório informativo pela instituição para avaliar a reintegração da criança à família, abriu vistas para o Ministério Público se manifestar sobre possível ajuizamento da ação de destituição de poder familiar, entre outras providências processuais.
O juiz destacou a importância da iniciativa para o público infantojuvenil. “Audiências concentradas, que cumprem o que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente, têm o objetivo de reavaliar a situação dos menores, no sentido de abreviar o tempo na instituição, ou, quando não for possível, verificar como estão sendo dados os encaminhamentos necessários para o bom acolhimento deles.”
Os trabalhos contaram com a participação do promotor de Justiça, Nestor Alexandre de Souza Júnior; da Defensoria Pública, Carolina Bezerril da Fonte Reis; de servidores da Vara; e de profissionais que atuam no Núcleo de Acolhimento Institucional dos Abrigos Domiciliar, na Casa Família Maria Mãe de Ternura e no Instituto Professor Elias Cavalcante.