Conteúdo da Notícia

Troféu Sereia de Ouro – Editorial

Ouvir: Troféu Sereia de Ouro – Editorial

25.09.2009 Política
A Sereia de Ouro, em sua 39ª edição, será outorgada às 21 horas de hoje, durante solenidade programada para o Theatro José de Alencar. Cumprindo seu desiderato, a comenda consegue recolher a unanimidade dos aplausos para as personalidades distinguidas: escritora Isabel Lustosa, desembargador Fernando Ximenes, padre Fred Solon e empresário Honório Pinheiro.
Distintos em seus labores, eles portam a marca comum da cearensidade, ao superar os obstáculos naturais do meio em que nasceram, construindo carreiras bem-sucedidas, em meio a trajetórias marcadas pelo êxito nos desafios da dura concorrência profissional. A Sereia de Ouro alcança, mais uma vez, os objetivos para os quais foi instituída: a exaltação do cearense projetado pelos próprios méritos.
A escritora Isabel Lustosa integra a nova geração de pesquisadores contemporâneos, com sede na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, voltados para uma releitura da memória brasileira, dentro de parâmetros modernos implantados na historiografia nacional. As obras publicadas com a sua chancela revolvem a velha história, acrescentando visões diferentes dos fatos nacionais, nas quais o povo aparece como seu principal protagonista.
O desembargador Fernando Ximenes construiu sua carreira jurídica como um autêntico vocacionado para as lides forenses, tendo sido advogado, procurador-geral do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará, até ser alçado ao Tribunal de Justiça. À atividade judicante alia o exercício do magistério na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Sua gestão na presidência do Tribunal de Justiça caracterizou-se pela serenidade e eficiência administrativa.
A Ordem dos Jesuítas sempre se destacou pela alta qualificação de seus membros. O padre Fred Solon traduz bem essa peculiaridade pela renovação continuada de sua pregação missionária. Um sábio, experimentado em exigentes ambientes universitários, como o da Sorbonne, de Paris, depois de uma experiência pastoral em Moçambique, optou por conduzir o rebanho católico da pequenina paróquia de Joaquim Pires, no Piauí, onde realiza obra social modelar.
O empresário Honório Pinheiro tornou-se um líder classista e vitorioso no segmento de varejo, tanto pela expansão da sua cadeia de supermercados, como pela preocupação constante em aplicar, no comércio, os conhecimentos técnicos da aprendizagem acadêmica. Migrante do Vale do Jaguaribe, enfrentou a cidade grande e, para vencer seus desafios, trabalhou intensamente e dedicou-se ao estudo conquistando três graduações universitárias.
A solenidade anual do Sistema Verdes Mares incorporou-se definitivamente ao calendário dos grandes eventos do Ceará. Além de outorgar a Sereia de Ouro aos agraciados, oferece, também, a oportunidade de congraçamento de seus promotores com os governantes, as lideranças empresariais e políticas, o mercado publicitário e convidados especiais, mantendo vivos os compromissos do seu criador, o chanceler Edson Queiroz, de exaltar o mérito de quem merece.
Os agraciados com o troféu engrandecem o Ceará com suas realizações. Por isso, sobem hoje ao palco onde suas qualidades pessoais se projetam para toda a sociedade.