Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará recebe o  Selo Bronze Infância e Juventude do CNJ

Tribunal de Justiça do Ceará recebe o Selo Bronze Infância e Juventude do CNJ

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará recebe o Selo Bronze Infância e Juventude do CNJ

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Selo Bronze Infância e Juventude. O desembargador Francisco Darival Beserra Primo, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) da Corte cearense recebeu, no último dia 14, a honraria do ministro Ricardo Lewandowski durante solenidade no plenário do CNJ, em Brasília.

“O prêmio é um reconhecimento ao trabalho iniciado pelo Tribunal no sentido de criar novos paradigmas com relação à Justiça da Infância e da Juventude do Ceará. Fomos muito bem recebidos e ficamos muito contentes com a premiação. Esperamos dar continuidade ao que vem sendo desenvolvido, pois criança e adolescente têm de ser prioridade absoluta”, disse o desembargador.

O objetivo foi reconhecer boas praticas que priorizam a criação ou reestruturação de coordenadorias na área da infância e juventude. De acordo com o desembargador Darival Beserra, a reorganização da CIJ, implantação de nova infraestrutura de trabalho e qualificação profissional, além da reformulação da competência das Varas da Infância e Juventude do Fórum Clóvis Beviláqua, contribuíram para o reconhecimento.

Outros 12 tribunais estaduais receberam o prêmio, dividido nas categorias ouro, prata e bronze. A iniciativa é do CNJ e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

CRIAÇÃO DA CIJ
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) foi criada por meio da Resolução nº 17/2009, em conformidade com a Resolução nº 94/2009 do CNJ. Tem como missão planejar e executar as políticas públicas no âmbito da Justiça estadual relativas à infância e juventude.

A CIJ é coordenada pelo desembargador Francisco Darival Beserra Primo, que é auxiliado pelo juiz Francisco Jaime Medeiros Neto, titular da 4ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza. A equipe de apoio é formada pelas servidoras Maria Aila Ferreira Liberato (assistente social); Luiza Karoline de Oliveira (analista judiciário e pedagoga); Maria do Socorro Loureiro de Oliveira (técnico judiciário); Ioneide Monteiro de Carvalho (analista judiciário); e Margarida Maria Carvalho Holanda Silveira (técnico judiciário).