Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará empossa juíza Maria Gladys Lima Vieira como desembargadora

Tribunal de Justiça do Ceará empossa juíza Maria Gladys Lima Vieira como desembargadora

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará empossa juíza Maria Gladys Lima Vieira como desembargadora

Depois de 27 anos dedicados à Justiça de 1º Grau, a juíza Maria Gladys Lima Vieira tomou posse, nesta quinta-feira (14/03), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

A desembargadora afirmou que está motivada para trabalhar. “Pessoas entusiasmadas, satisfeitas com o que fazem, capazes de fazer acontecer, tornam melhores quaisquer ambientes de trabalho. É este entusiamo que pretendo continuar a espalhar aqui”.

O discurso de saudação à nova integrante da Justiça de 2º Grau foi proferido pelo desembargador Francisco José Martins Câmara. O magistrado destacou a importância do senso de responsabilidade e justiça da desembargadora. “Estamos felizes, pois, sua presença, com as virtudes que exaram de seu caráter, fortalecem os propósitos e o compromisso do Tribunal com o avanço moralizante das instituições públicas”.

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, disse acreditar que Maria Gladys levará ao Tribunal a experiência da 1ª Instância. “Ela é uma pessoa sensível, muito dedicada e que sabe ouvir as partes, além de ser extremamente talentosa na conciliação”.

A magistrada foi eleita pelo critério de antiguidade, durante sessão do Tribunal Pleno realizada no último dia 7. Ela ocupará a vaga da desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, aposentada no dia 30 de janeiro deste ano. Com a posse, o Tribunal passa a contar com 42 desembargadores, restando o preenchimento da vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB-CE).

PRESENTES

Presentes à solenidade o procurador-geral adjunto do Estado, Ariano Pontes, representando o governador Cid Gomes; o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar; o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado; a sub-defensora pública geral, Angélica Bezerra; o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima; o corregedor-geral do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Hélio Parente; e o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.

Compareceram também a procuradora de Justiça Maria Gleuca Viana Martins; o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; a conselheira do TCE, Soraia Victor; além dos desembargadores aposentados Francisco Gilson Viana Martins, Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, Huguette Braquehais e Edite Bringel Olinda Alencar.

PERFIL

Natural de Fortaleza, Maria Gladys Lima Vieira nasceu em 19 de agosto de 1948. É filha de Gerardo Cardoso da Silva e Zenaide Lima e Silva. Ingressou na magistratura cearense em 24 de outubro de 1986. Assumiu inicialmente as funções de juíza substituta na Vara Única da Comarca de Parambu. Depois passou pelas comarcas de Camocim, Acopiara e Quixadá.

Em 1993, foi promovida para a 9ª Vara Cível de Fortaleza. Na Capital, atuou também na 19ª Vara de Família e na 3ª Vara de Sucessões. Em 2012, a magistrada substituiu, temporariamente, a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, na 4ª Câmara Cível do TJCE. Neste ano, foi convocada para compor a 7ª Câmara Cível e as Câmaras Cíveis Reunidas, na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Ernani Barreira Porto.