Conteúdo da Notícia

Totalização – coluna Edilmar Norões

Ouvir: Totalização – coluna Edilmar Norões

11.11.2010 política
Está confirmada, para o dia 15 de dezembro, a solenidade de diplomação dos que foram eleitos, no Ceará, para os cargos de governador do Estado, senadores da República, deputados federais e estaduais. Antes, porém, no próximo dia 30, a comissão de totalização dos votos, presidida pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), certa de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até lá terá concluído os julgamentos dos recursos daqueles, cujos registros de candidaturas foram negados aqui, publicará o relatório final com a votação de todos, acabando com a expectativa que ainda paira sobre a composição da Assembleia Legislativa, a partir do próximo ano.
As decisões judiciais que vierem a ser proferidas pelo TSE, na avaliação dos especialistas em números das eleições, não alterará o quadro de eleitos para a Câmara dos Deputados. O julgamento do processo que garantiu a reeleição do deputado federal Manoel Salviano, aumentando de um para dois a nova bancada do PSDB e tomando a vaga anteriormente atribuída a Mário Feitoza, do PMDB, foi o único, tanto que o deputado Eugênio Rabelo não teve a mesma sorte. Conseguiu na Justiça o registro de sua candidatura, mas não garantiu o mandato.
Ontem, o desembargador Gerardo Brígido, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, por ocasião de um encontro com jornalistas, ao tempo em que agradecia a colaboração dos órgãos de comunicação, e especialmente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – Acert, presidida pelo jornalista Edilmar Norões, para o sucesso das eleições neste Estado. Segundo o desembargador, o trabalho da Acert inibiu o abuso na propaganda eleitoral, tanto que foram pouquíssimos os infratores.
O presidente do TRE mostrou os números alcançados no primeiro e segundo turnos da disputa para ressaltar o desempenho do eleitoral cearense em comparação com os dos demais estados brasileiros. Ao fim de sua conversa sobre as eleições, passando por críticas à falta de atração para os eleitores, sobretudo no segundo turno, quando o índice de abstenção foi maior que a média de outras eleições, o desembargador disse que o planejamento e a execução dos trabalhos da última eleição foram feitos com entusiasmo, dedicação e competência, contribuindo, dessa forma, para o aperfeiçoamento da democracia, “ao conduzir um processo eleitoral isento e limpo”.