Conteúdo da Notícia

Tempo médio de habilitação para adoção em Fortaleza cai de um ano para cinco meses

Tempo médio de habilitação para adoção em Fortaleza cai de um ano para cinco meses

Ouvir: Tempo médio de habilitação para adoção em Fortaleza cai de um ano para cinco meses

A Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais da Infância e Juventude de Fortaleza promoveu redução de 74,05% na quantidade de relatórios pendentes em procedimentos de habilitação no Sistema Nacional de Adoção (SNA), no período de pouco mais de seis meses. Com isso, o tempo médio do processo (do pedido à sentença de habilitação) caiu de um pouco mais de um ano para cinco meses. No dia 1º de abril deste ano, 131 pretendentes aguardavam a elaboração dos relatórios, já em 31 de outubro a quantidade caiu para 34.
Nathália Cruz, coordenadora dos processos administrativos e judiciários da Infância e Juventude da Capital, explicou que a melhoria se deve a mudanças promovidas pela atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Fórum Clóvis Beviláqua e Coordenação das Varas da Infância e Juventude.
Ela cita como exemplos a implementações de novas rotinas de trabalho, inclusão do novo índice de Gratificação por Alcance de Metas (GAM), tendo como indicador o número de relatórios elaborados bem como o empenho dos servidores da 3ª Vara da Infância e Juventude, especializada em adoção.
Além disso, em junho deste ano, o TJCE firmou parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado para dar maior rapidez aos procedimentos. Por meio de convênio, a Prefeitura e Estado cederam 19 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que passaram a atuar no Fórum.
Segundo Débora Melo da Silva, chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, a expectativa para os próximos meses são as melhores possíveis. Para ela, “o aumento no número de técnicos foi de fundamental importância para a atual celeridade processual”.